Mundo Tech

Sua televisão desliga automaticamente? Saiba como resolver o problema

Sua televisão desliga automaticamente? Saiba como resolver o problema - 1

Se a sua TV desliga automaticamente, existem diversos fatores que devem ser investigados antes de chegar a uma constatação. Independentemente de sua marca, muitos televisores contam com recursos que podem interferir em seu funcionamento, o que pode levar a tela ligar e desligar sozinha. Assim, muitas vezes basta realizar simples alterações em suas configurações para resolver o problema de uma vez por todas. Confira, a seguir, algumas dicas importantes:

Verifique o cabo e a tomada de sua televisão

Se a sua televisão desliga automaticamente, cheque se existe algum mau contato no cabo ou na tomada que possa estar causando o problema. Se a televisão estiver perto demais dá parede, observe se o fio não está enrolado demais em outros, desconecte-o do aparelho, estique-o e, depois, plugue sua TV normalmente. Se, depois disso, ela voltar a funcionar normalmente, problema resolvido.

Sua televisão desliga automaticamente? Saiba como resolver o problema - 2
Se sua TV desliga automaticamente, verifique a tomada (Foto: Reprodução)

Verifique o timer de sua televisão

Se a sua televisão liga e desliga automaticamente, vale checar se o timer está ativado. Em algumas TVs, ele é chamado de temporizador. Já, em outras, de “modo soneca”. Essa função permite programar o desligamento da TV depois de algum tempo de uso. Assim, para resolver o problema de sua televisão desligando do nada, cheque se a funcionalidade está ativada.


Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.

Sua televisão desliga automaticamente? Saiba como resolver o problema - 3
Verifique as configurações do timer se sua TV desligar automaticamente (Imagem: Shazino)

Desabilite a função “Ligar com WLAN”

Se a sua TV desliga automaticamente, é importante verificar se as funções “ligar com Wi-Fi” ou “ligar com WLAN” estão ativadas. Isso porque, nesses casos, a televisão liga sozinha ao identificar uma interação vinda de outro dispositivo que esteja conectado na mesma rede.

É possível desativar a função nas configurações do aparelho, selecionando o menu “rede”.

Sua televisão desliga automaticamente? Saiba como resolver o problema - 4
Verifique se a função “Ligar com Wi-Fi” está ativada em sua TV que desliga automaticamente (Imagem: Reprodução)

Desative qualquer função de economia de energia

Algumas televisões desligam sozinhas, quando configuradas, para economizar energia. Por isso, se você notou algum comportamento estranho em seu aparelho, verifique se esse recurso veio configurado de fábrica e desabilite-o nas configurações.

Sua televisão desliga automaticamente? Saiba como resolver o problema - 5
Desative a função “Economia de Energia” de sua TV se ela desligar automaticamente (Foto: Reprodução)

Restaure o sistema de sua TV

Se nenhuma das soluções acima resolver o problema de sua TV que desliga sozinha, verifique se a falha não está no software e restaure o sistema caso essa possibilidade for confirmada. Se, mesmo assim, o problema persistir, envie seu televisor para a assistência técnica.

Sua televisão desliga automaticamente? Saiba como resolver o problema - 6
Televisão desliga do nada? Restaure o sistema (Imagem: Reprodução/Youtube)

Verifique se a conexão de sua TV caiu

Alguns televisores, como os fabricados pela LG, possuem um recurso de economia de energia que induz o aparelho ao desligamento automático caso ele não encontre nenhuma conexão ativa por algum tempo. Assim, se o Wi-Fi de sua casa caiu e a TV permaneceu buscando algum sinal, é possível que ela tenha desligado por isso. Para resolver o problema, restabeleça a conexão.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech


Talvez você também goste