Mundo Tech

Tá difícil controlar a ansiedade? Estes apps podem ajudar!

Tá difícil controlar a ansiedade? Estes apps podem ajudar! - 1

Basicamente, a ansiedade é um termo geral para vários distúrbios que causam nervosismo, medo, apreensão e preocupação, e consiste numa reação que todo indivíduo experimenta diante de algumas situações que envolvem o cotidiano, como falar em público, expectativa para datas importantes, entrevistas de emprego, vésperas de provas ou exames de saúde, por exemplo. Entretanto, parte das pessoas acaba vivenciando as reações de forma mais frequente e intensa, que pode ser considerada patológica e comprometer a saúde mental. A tecnologia tem demonstrado preocupação em torno do emocional das pessoas, como as que têm depressão, por exemplo.

Quanto à ansiedade, alguns aplicativos podem ajudar, e aqui listamos cinco deles. No entanto, é válido lembrar que eles não substituem uma ajuda profissional, servindo apenas como auxiliares.

Querida Ansiedade

Tá difícil controlar a ansiedade? Estes apps podem ajudar! - 2
O aplicativo Querida Ansiedade foi desenvolvido com o objetivo de informar, esclarecer e proporcionar formas mais saudáveis de conviver com a ansiedade

Só pelo nome, já dá para entender do que o app se trata. Ele é destinado a ajudar pessoas ansiosas, e conta com exercícios de respiração e até mesmo meditações. Um diferencial é que o usuário ainda consegue escrever o que está sentindo por meio de exercícios do que é chamada de escrita terapêutica. O app também traz terapia à distância e também um E-book que traz à tona um pouquinho do que é, exatamente, a ansiedade e as melhores formas de controlá-la.


Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no WhatsApp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Outro diferencial é que o Querida Ansiedade também possui alguns vídeos para quem precisa se acalmar imediatamente. Os usuários podem baixar gratuitamente na PlayStore ou também na App Store.

Headspace

Tá difícil controlar a ansiedade? Estes apps podem ajudar! - 3
O Headspace é gratuito e os exercícios básicos também saem de graça, mas tem vários pacotes pagos envolvendo temas mais específicos, como raiva e estresse

Assim como o Querida Ansiedade, o aplicativo Headspace também pode ser utilizado gratuitamente, tanto em dispositivos iOS quanto em dispositivos Android. Esse app te ensina como respirar e meditar. Há exercícios não apenas para controlar a ansiedade, como também o estresse e até a respiração, sono, euforia, calma e foco. O app foi fundado por um ex-monge, que guiará você em todas as etapas das meditações. O Headspace conta com um pacote básico gratuito de meditações, mas os outros pacotes, que são mais específicos (com assuntos como autoestima, concentração, etc), são pagos.

Cíngulo: Terapia guiada

Tá difícil controlar a ansiedade? Estes apps podem ajudar! - 4
Com o Cíngulo, você pode resolver as questões emocionais que mais atrapalham a sua vida e se aprimorar pelo autoconhecimento

Outro aplicativo destinado a ajudar pessoas com ansiedade é o Cíngulo: Terapia Guiada, que também está disponível para download na App Store e na Play Store. O Cíngulo pode ser usado por conta própria na privacidade da sua casa ou como complementar à psicoterapia com psicólogo e autodesenvolvimento com coach. Nele, você encontra sessões diárias de autoconhecimento para cuidar não apenas da ansiedade como também de outras questões como estresse, autoestima, insegurança, depressão, foco, atitude, relacionamentos e muito mais.

O app também traz testes periódicos e cientificamente validados para você acompanhar seu estado emocional e ver a sua evolução, bem como sessões guiadas de meditação, um diário emocional para você anotar seus bons e maus momentos e refletir sobre o que aprendeu no dia. Baixando o aplicativo, o usuário se depara com sessões gratuitas, mas também pode optar pelo plano semestral, que é pago.

Calm

Tá difícil controlar a ansiedade? Estes apps podem ajudar! - 5
Calm traz sessões de meditação guiadas e sons da natureza para promover o relaxamento aos usuários

A proposta do Calm é fornecer menos estresse, menos ansiedade e mais sono para seus usuários, por meio de meditações guiadas, exercícios de respiração e música relaxante com direito a sons da natureza. As sessões de meditação guiadas podem ser mais curtinhas, com duração de 3 ou 5 minutos, como também podem ser mais extensas, de 10 a 25 minutos. O usuário pode escolher a duração que mais lhe for conveniente. Assim como o Headspace, o Calm também explora diferentes temas em meio às suas meditações (como autoestima, foco e concentração).

O Calm é gratuito para baixar e usar em dispositivos iOS e Android, e não há anúncios. Vale lembrar, no entanto, que alguns conteúdos estão disponíveis apenas através de uma assinatura paga opcional. Se você optar por se inscrever, o pagamento será cobrado em sua Conta do Google ou da Apple na confirmação da compra.

Rootd

Tá difícil controlar a ansiedade? Estes apps podem ajudar! - 6
O aplicativo Rootd é dedicado ao alívio do ataque de pânico e ao controle da ansiedade

Usuários de dispositivos Android e dispositivos iOS podem baixar gratuitamente o Rootd, um aplicativo destinado a lidar com os ataques de pânico e a ansiedade no momento em que eles surgem, por meio de lições e exercícios. Na prática, o app funciona assim: depois de ativar o Rootd ao pressionar um grande botão vermelho, você é apresentado a dois caminhos guiados para aliviar o pânico: um para quando você está pronto para enfrentar o ataque de pânico, e outro para quando você quer apenas encontrar conforto o mais rápido possível.

Um diferencial é a sessão de contatos de emergência. Quando você precisar encontrar uma voz amiga, você pode ligar imediatamente para um membro da família, um amigo ou centro de ajuda próximo diretamente do aplicativo do Rootd. Ele também conta com uma página de estatísticas pessoais que acompanha o número de ataques que você superou. Além disso, você pode se tornar Premium para desbloquear os pacotes de exercícios de curto e longo prazo do Rootd. Os tópicos das lições de curto prazo incluem Dieta, Vício de Redes Sociais e um exercício guiado de Respiração Profunda.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech