Na última segunfa-feira (20), a Uber anunciou o lançamento de dois novos serviços: o Uber Connect – possibilitará que as pessoas enviem suprimentos e outros itens de assistência para amigos e familiares – expostos à pandemia ou não – e também o Uber Direct, que permite a entrega de produtos de empresas para clientes. E agora, esse último acaba de chegar ao Brasil.
O serviço faz parte da plataforma Uber para Empresas e funcionará, pelo menor por enquanto, de forma temporária. Ele possibilita que empresas e estabelecimentos acionem motoristas parceiros para entregar produtos direto pelo app.
As primeiras viagens realizadas com o Uber Direct no país ocorreram no sábado (18), quando o KFC iniciou uma ação que distribuirá 60 mil refeições, gratuitamente, para profissionais do sistema público de saúde. As UBS (Unidade Básica de Saúde) e AMA (Assistência Médica Ambulatorial) atendidas foram selecionadas em conjunto com a Prefeitura de São Paulo, e contaram com o apoio da Uber.
–
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
–
A empresa afirma que o lançamento do Uber Direct faz parte dos esforços que a empresa vem adotando em todo o mundo para acelerar o desenvolvimento de soluções que respondam aos impactos trazidos pela pandemia dCOVID-19. E para resguardar entregadores parceiros, a Uber também enviou mensagens aos usuários do Uber Eats para a entrega de pedidos sem contato direto (contacless), ou seja, o usuário agora pode deixar uma instrução no app para pedir ao entregador que deixe o pedido na porta.
No Brasil, o Uber Eats, além dos restaurantes, incluiu em seu rol de estabelecimentos lojas virtuais de farmácias ,lojas de conveniência e pet shops. A Uber afirmou ainda que o Uber Direct continuará em processo de desenvolvimento, com atualizações para novos recursos conforme as necessidades de entrega forem mudando.
O Uber Direct estará disponível inicialmente em São Paulo e poderá ser expandido para mais cidades.
Outras ações
Gratificação extra
Além do Uber Direct, a Uber anunciou outras ações, focadas principalmente no auxílio a seus motoristas parceiros durante a crise da COVID-19. Até o próximo dia 6 de maio, toda vez que um passageiro decidir dar um agradecimento extra em dinheiro a um motorista parceiro, a própria Uber ajudará com o mesmo valor. Além disso, é possível dar gratificações por viagens realizadas até 90 dias atrás.
Para participar, o usuário deve abrir app da Uber, acessar o menu no canto superior esquerdo, clicar em “Suas viagens”, escolher as viagens que deseja gratificar e clicar na opção “Dar um Extra”. O aplicativo oferece três opções, mas, também é possível personalizar um valor.

A promoção é válida para todos os produtos da Uber disponíveis na cidade, à exceção do Uber Eats. Ela não se aplica, porém, a viagens pagas em dinheiro. Vale lembrar que toda a quantia extra dada ao motorista parceiro é repassada diretamente, sem cobrança de taxa. A Uber ainda afima que dará a sua contribuição em forma de descontos na taxa de serviço.
Essa é uma das iniciativas que compõem o pacote anunciado hoje, que inclui ainda uma nova solução de entregas para micro e pequenas empresas, apoio à pesquisa médica e também apoio à doação de sangue em mais de cinco cidades.
Viagens grátis aos recuperados da COVID-19
Em parceria com o Hemorio, o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, a Uber passou a oferecer desde a última quarta-feira (22), viagens totalmente gratuitas para pessoas curadas da COVID-19 e que queiram doar sangue para pesquisa com plasma sanguíneo de combate ao vírus. Cada bolsa de plasma contendo anticorpos contra o vírus pode ser usada para até três pacientes infectados e que estejam em estado grave. O Hemorio desenvolve a pesquisa em parceria com os hospitais que estão tratando pacientes graves com coronavírus.
Para participar da iniciativa, a pessoa deve estar no Rio de Janeiro, ter sido curada da COVID-19 há pelo menos 14 dias e apresentar boas condições de saúde. Para fazer a doação, basta agendar um dia e um horário com o Hemorio pelo telefone 0800 282 0708. Após o agendamento, o Hemorio fornecerá ao doador um código para que ele vá e volte do hemocentro de Uber. A ação terá duração de um mês e acontece até o dia 22 de maio.
Viagem custeada para doação de sangue
Também na última quarta-feira (22), a campanha de apoio à doação de sangue foi expandida para mais cidades. Agora, doadores de Manaus, Belém, Natal, Vitória e Florianópolis também terão a viagem custeada pela Uber para se deslocarem até os bancos de sangue. Com isso, já são 13 cidades beneficiadas pela iniciativa. A orientação do Ministério da Saúde é que as doações de sangue devem continuar acontecendo durante a pandemia.
A primeira fase do apoio aos bancos de sangue começou por Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza e Teresina. Na segunda fase foram beneficiados os bancos de sangue de Porto Alegre, Curitiba, Londrina e Maringá. Cada cidade definiu os melhores e mais urgentes locais para receber as doações, observando a situação emergencial de cada estoque.
Fonte: Canaltech