Mundo Tech

Veja como uma galáxia “nasce” neste vídeo de simulação




Veja como uma galáxia

Cientistas conseguiram simular a formação de uma galáxia usando um supercomputador. Desta vez, é possível ver o caos se transformar em algo ordenado em grande escala, com aproximação e detalhes específicos como nunca antes.

Até hoje, essas simulações tinham que escolher entre ser altamente detalhadas ou mostrar um plano geral do fenômeno. A TNG50, como foi chamada, conseguiu unir as duas coisas, mostrando como o universo pode ter sido criado há cerca de 14 bilhões de anos e permitindo que os cientistas deem zoom em uma galáxia específica para ver mais detalhes.

O trabalho foi desenvolvido por alemães e americanos em conjunto. A TNG50 vai permitir que os cientistas analisem em detalhes não apenas como as galáxias se formam, mas também como elas evoluíram logo após o Big Bang.


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/

A simulação rendeu ao menos um vídeo (abaixo), no qual é possível observar a formação de um disco galáctico, conforme os anos-luz se passam em segundos e o caos vai se organizando.

Mais de um ano foi necessário para a simulação ser concluída pelo supercomputador Hazel Hen, que utilizou dados conhecidos pelos cientistas. Mas ela não mostra apenas o que já se sabia: as imagens fornecem também novos olhares, com detalhes antes desconhecidos da formação de um disco galáctico.

“Em nossa simulação, vemos fenômenos que não foram explicitamente programados no código da simulação. Esses fenômenos surgem de maneira natural, a partir da interação complexa dos ingredientes físicos básicos do universo modelo”, explicou o pesquisador Dylan Nelson.

A simulação já rendeu dois artigos no Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, publicados no início de novembro. Os cientistas agora pretendem divulgar todos os dados da simulação para outros pesquisadores estudarem o fenômeno.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..