Mundo Tech

Volkswagen cria protótipo de robô que localiza e carrega seu carro elétrico




Volkswagen cria protótipo de robô que localiza e carrega seu carro elétrico - 1

Enquanto ainda discutimos se os carros elétricos vão mesmo se popularizar e se teremos infraestrutura suficiente para isso, algumas empresas já estão pensando bem lá na frente quando o assunto é mobilidade eletrificada. A Volkswagen criou um protótipo de robô de carregamento que localiza seu carro em qualquer garagem, poupando o trabalho de procurar um cobiçado (e provavelmente raro) ponto de carregamento para veículos desse tipo.

O auxiliar autônomo se acoplaria a um “vagão de bateria” em uma estação base e forneceria 50kW combinados ao seu carro elétrico, mediante solicitação, seja por meio de um aplicativo ou de uma rede inteligente. Embora isso não seja suficiente para recarregar completamente a maioria dos veículos elétricos, ele deve oferecer muito alcance para sua volta para casa.

A navegação desses robôs pelos estacionamentos teria o auxílio de câmeras, scanners a laser e sensores ultrassônicos que, inclusive, ajudariam o aparelho a localizar a porta de carregamento do veículo. A ideia, segundo consta no projeto, é de que vários desses robôs trabalhariam em um único estacionamento.


Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!

Volkswagen cria protótipo de robô que localiza e carrega seu carro elétrico - 2
Imagem: Volkswagen

A Volkswagen disse que ainda não decidiu uma possível data de lançamento para o robô de carregamento. Uma implementação provavelmente dependeria de vários fatores, incluindo a capacidade de reconhecer e usar várias portas de carregamento. Esses robôs não seriam muito úteis se, no final das contas, eles apenas suportassem carros fabricados pela montadora alemã.

Hoje em dia, principalmente se falarmos de Brasil, não existem tantos postos de carregamento para carros elétricos. Alguns shoppings centers de São Paulo, por exemplo, disponibilizam apenas uma vaga capaz de alocar um veículo elétrico ou híbrido plugin. Sendo assim, caso cheguemos a um ponto em que, de fato, tenhamos muita oferta de eletrificados, um robô desses não seria nada ruim. Pelo menos a volta para casa estaria garantida.

 

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..