Mundo Tech Tecnologia

Will Smith vira protagonista de Matrix graças aos deepfakes

Will Smith vira protagonista de Matrix graças aos deepfakes - 1

Por um lado, o deepfake é um recurso que tem atraído a atenção de muita gente, responsável por momentos de diversão. Por outro, é alvo de preocupação dos especialistas, o que levou inclusive a Microsoft e o Facebook a promoverem um concurso para justamente incentivar maneiras eficazes de detectar vídeos que foram alterados por essa ferramenta. No entanto, na última semana, a internet resolveu aproveitar a parte boa dos deepfakes para proporcionar um vídeo um tanto inusitado: trata-se de cenas da franquia Matrix, mas ao invés de Keanu Reeves no papel de Neo, a brincadeira colocou Will Smith na pele do personagem.

Basicamente, os deepfakes são aqueles recursos que colocam o rosto de uma pessoa em algum vídeo (com o auxílio de uma inteligência artificial), com a intenção de ser o mais realista possível, chegando a causar confusão. A ideia dessa ferramenta já fez parte até dos cinemas, como em Forrest Gump, de 1994, com Tom Hanks inserido em um filme antigo.

O vídeo de cenas de Matrix com a presença de Will Smith já chegou a mais de 470 mil visualizações no instante da redação desta notícia. Na legenda, o canal responsável por hospedar o conteúdo escreveu: “Foi oferecido originalmente a Will Smith o papel de Neo nos filmes originais de Matrix, mas ele recusou. Aqui está como poderia ter sido, se ele tivesse dito que sim”.


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/

O resultado é surpreendentemente convincente; confira:

E é justamente o realismo presente nos deepfakes que divertem (e assustam!) as pessoas. Nesse caso, parece mesmo que foi Will Smith o ator responsável por encarnar o personagem principal da franquia. No entanto, essa ferramenta gera muitas questões delicadas, como o problema das fake news, que já é um mal que tem tomado conta da internet e poderia ser perigosamente intensificado com esse artifício.

E já que estamos falando de Matrix, é válido lembrar que o presidente da Warner Bros. Pictures, Toby Emmerich, já anunciou que a franquia vai ganhar uma quarta sequência. De acordo com ele, Matrix 4 traz de volta Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss em seus papéis como os protagonistas Neo e Trinity. A direção e o roteiro do novo filme vão ficar nas mãos de Lana Wachowski, que foi a responsável por escrever e dirigir a trilogia. Ainda não há data confirmada para estreia.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech


Talvez você também goste