Mundo Tech

WordPress lança ferramenta de monetização para blogs menores




Wordpress lança ferramenta de monetização para blogs menores - 1

A plataforma de hospedagem e registro de domínios WordPress lançou uma nova função em suas ferramentas que permite que seus usuários falam a coleta de pagamentos recorrentes de sua base de leitores. Em outras palavras: assinaturas pagas. O modelo vinha sendo testado há alguns meses em blogs de propriedade da empresa e agora foi oficializado especificamente para blogueiros menores e independentes que estejam em busca de uma nova forma de monetizar seus canais.

A novidade não tem um nome próprio e é mais uma nova função dentro da mundialmente reconhecida plataforma de blogs. Segundo Mark Armstrong, dono do blog Longreads e um dos editores da Automattic — a empresa que é dona do WordPress —, o objetivo era o de criar algo simples e de fácil integração, para que usuários pudessem imediatamente coletar receita de seus leitores. “Especialmente pela perspectiva de pequenos criadores de conteúdo, negócios locais, de sustentabilidade, assinaturas e membros pagos são um elemento fundamental de sustentação para monetizar seu site em 2019”, ele disse, ressaltando que a ferramenta vinha sendo testada em seu blog, Longreads, há alguns meses.

Segundo Armstrong, a ferramenta ainda conta com um modelo “pague o que quiser” de geração de receita, o que coloca essa parte do WordPress em um funcionamento bastante similar ao Patreon, por exemplo. Não é de hoje que diversos blogs e canais editoriais urgem para que seus leitores contribuam com doações mensais dentro de sistemas do tipo. Vale citar, também, que muitos blogs dentro do WordPress utilizam outras ferramentas já integradas ao sistema da plataforma: além do próprio Patreon, também há uma ferramenta que integra uma conta do PayPal ao blog.


Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.

O editor da Automattic não vê conflito nisso, porém: “Eu acho que oferecemos suporte a todos os outros produtos que existem dentro do ecossistema WordPress: Patreon, Memberful, WooCommerce — esse último, inclusive, parte de nossa empresa —, para que eles tenham extensões de assinaturas também”.

A percepção é a de que a nova ferramenta do WordPress funcionaria para, por exemplo, um podcaster que está começando sua criação de conteúdo, ou então uma organização local que está tentando angariar fundos para um objetivo específico. De qualquer forma, Armstrong ressalta que ela é direcionada especificamente a proprietários de pequenos negócios, o que constitui a maior parte da base de usuários do WordPress.

A função de recolha de pagamentos e assinaturas está disponível apenas para usuários que tenham um domínio registrado dentro do WordPress ou que façam uso do kit de ferramentas Jetpack.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..