Mundo Tech

YouTube Music virá pré-instalado em smartphones com Android

YouTube Music virá pré-instalado em smartphones com Android - 1

A Google anunciou que o YouTube Music passará a vir pré-instalado em smartphones Android. A novidade vale para todos os aparelhos novos que forem lançados rodando as versões 9 e 10 do sistema operacional, com a plataforma de streaming passando a fazer parte do rol de apps padrões dos dispositivos da categoria.

Na visão da Google, a mudança, que se aplicará até mesmo à linha Pixel da companhia, vem para permitir acesso direto à plataforma, exigindo apenas alguns cliques. Além disso, é claro, a ideia é incentivar novos usuários a experimentarem o YouTube Music e, quem sabe, assinar o serviço.

A pré-instalação do YouTube Music nos novos aparelhos com Android também parece fazer parte do processo de desativação do Google Play Music, que está em andamento, mas ainda não tem data para ser finalizado. A empresa quer acabar com a confusão e a duplicidade em suas plataformas, mas está fazendo isso aos poucos por meio da manipulação de sistemas de assinaturas ou fechamento de recursos, como é foi o caso do espaço dedicado aos artistas no serviço de streaming original.


Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no WhatsApp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Enquanto isso, a ideia é fomentar as assinaturas do YouTube em si, principalmente aquela que dá acesso não apenas ao Music, mas também a recursos exclusivos do site de vídeos, como a possibilidade de continuar reproduzindo vídeos em segundo plano, opções de download e a não exibição de anúncios. No Brasil, a mensalidade é de R$ 20,90, sendo o primeiro mês gratuito.

O maior problema de uma instalação mandatória, além de possíveis obstáculos regulatórios que ainda não surgiram e que a Google jamais deseja ver sendo levantados, é que o serviço não está disponível em todos os lugares. Não é o caso de nosso país, mas em outros, os usuários podem se deparar com uma mensagem de indisponibilidade nada agradável ao comprarem um celular novo. E todos sabem o problema dos apps instalados de forma arbitrária nos smartphones, principalmente quando eles não podem ser removidos.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech


Talvez você também goste