Ciência & Tecnologia

Não caia em resenhas falsas na internet




Qual o melhor hotel no Rio de Janeiro? Lista dos melhores bares de São Paulo? Quem indica aquele novo vídeo game? Ou o novo filme sucesso de bilheteria? Perguntas como essa são feitas diariamente na internet, e quase sempre a opinião dos usuários é levada em consideração na hora de decidir o que comprar e para onde ir.

Opinião virou uma estratégia de negócios e se tornou muito comum empresas que comercializam produtos na internet e no varejo abrirem espaços de interação com o consumidor. Seja dando notas, ou descrevendo os produtos, a interação com o internauta acaba sendo bom para os anunciantes, que usam essas mensagens como um modo de avaliar o próprio produto.

Mas o “opine aqui” tem também o seus perigos. Cibercriminosos ou usuários mal intencionados podem criar contas falsas para espalhar mentiras sobre o produto e minar o espaço com críticas que influenciam a compra dos internautas.

O site TripAdvisor, especialista em roteiros de viagem, divulgou em 2011 que 20% das mais de 50 milhões de resenhas disponíveis no serviço poderiam ser distorcidas.

Para não cair nessas mentiras, é precisa ficar de olho nas seguintes dicas:

Compare sempre

Se um comentário negativo destoa dos outros comentários, desconfie. Esse pode ser um caso de influencia negativa proposital. Uma boa estratégia para fugir dessa armadilha é comparar a opinião em outros sites, e com resenhas especializadas.

Reputação nota 10

Os serviços de recomendação geralmente pendem identificação antes de considerarem a nota de um usuário. Mesmo assim, os cibercriminosos conseguem burlar a segurança e criar notas falsas somente para baixar a reputação do produto. Nesses casos, procure resenhas em sites especializados, isso pode ajudar na hora de julgar se um produto ou serviço é realmente bacana.

LEIA MAIS

+ A internet mudou o seu cotidiano? Teste seus conhecimento sobre a rede

+ Cuidado com os golpes por e-mail durante o período eleitoral


Converse com o moderador

Muitas empresas investem bastante na interação com o cliente. E como um mecanismo de segurança, pagam profissionais para manter o diálogo com os usuários nesses canais de opinião. Isso permite a empresa de inibir criminosos e estimular o retorno verdadeiro dos clientes sobre o produto. Se tiver alguma dúvida, pergunte ao moderador do tópico e abra o diálogo para outros usuários.

Pergunte aos usuários

Outro canal de interação bastante utilizado atualmente é o Facebook. Algumas empresas já investem pesado em mídias sociais, isso porque eles entendem a importância da opinião do usuário na reputação da marca. Vale a pena investir nesse canal também e lançar uma pergunta para seus amigos sobre o que você procura, sempre mencionando a página do local ou produto que você deseja a opinião.

Tudo isso pode criar uma interação bacana com a marca e ajudar ao internauta a decidir se vai ou não investir no produto com mais segurança.

Denuncie

E o mais importante, se você suspeitar de alguma resenha falsa por aí, denuncie. Seja positiva ou negativa.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças on-line mais recentes. Para mais informações, acesse o site http://www.mcafee.com/br

Continua após a publicidade..