Ciência & Tecnologia Tecnologia

Nasa adia por problemas técnicos lançamento de sua próxima missão a Marte

A Nasa anunciou nesta quarta-feira (23) que adiará o lançamento de sua próxima missão a Marte, inicialmente prevista para março de 2016, por causa de pequenas vazamentos na esfera de vácuo que contém o instrumento sísmico da nave.

Embora a agência não tenha especificado uma nova data de lançamento, esta será pelo menos dois anos depois do previsto, ou seja, em 2018, por causa das órbitas relativas do planeta vermelho e da Terra.

“Ficamos sem tempo”, reconheceu esta terça-feira em uma conferência telefônica sobre a missão Insight o administrador associado do diretório cientista da Nasa, John M. Grunsfeld.

A decisão de adiar o lançamento foi tomada depois que na segunda-feira foi feito o teste de resistência na qual se submeteu a nave a menos de 45 graus centígrados e se observaram os vazamentos.

O objetivo da missão Insight é medir os movimentos sísmicos de Marte para ajudar os astrônomos a entender os tremores e o interior do planeta vermelho, já que a maior parte de informação que dele se dispõe hoje em dia corresponde à superfície.


Talvez você também goste