Mundo Tech Tecnologia

NASA tira foto mais detalhada da história do asteroide Bennu

NASA tira foto mais detalhada da história do asteroide Bennu - 1

A sonda OSIRIS-REx, da NASA, está orbitando o asteroide Bennu desde o ano passado e agora, a agência espacial nos presenteou com uma foto rica em detalhes da superfície do objeto — a foto real mais detalhada de Bennu já divulgada até então.

A imagem foi possível porque a sonda passou bem pertinho do asteroide no dia 13 de junho. Esta foi a segunda aproximação que a nave fez do objeto, com a primeira acontecendo em dezembro do ano passado. Naquela época, a sonda mapeou a superfície do asteroide em riqueza de detalhes, com essa nova aproximação trazendo ainda mais resolução — podemos ver até mesmo um pedregulho imenso na metade sul de Bennu.

NASA tira foto mais detalhada da história do asteroide Bennu - 2
(Foto: NASA)

A OSIRIS-REx está orbitando Bennu a uma altitude de apenas cerca de 690 metros, e esta é a órbita mais próxima que qualquer espaçonave já atingiu em torno de outro objeto espacial em toda a história. Por isso, esta nova imagem do asteroide é a mais próxima já tirada por uma nave em órbita, perdendo apenas, claro, para as naves que chegaram a pousar em outros mundos.


Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.

Essa órbita apertada ao redor de Bennu será mantida até a segunda semana de agosto, então até lá podemos esperar mais imagens e informações valiosas sobre o asteroide. Ainda, a sonda descobrirá quais áreas do objeto são melhores para se coletar uma amostra no ano que vem. Contudo, essa missão já se mostrou ainda mais desafiadora do que o previsto: Bennu tem uma superfície muito mais rochosa do que se imaginava, e o local de pouso precisa ser livre de detritos e rochas que impeçam o bom posicionamento da nave na superfície.

A coleta de amostras está prevista para o verão norte-americano de 2020 (quando for inverno por aqui).

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech


Talvez você também goste