Ciência & Tecnologia

No Dia do Consumidor, a Intel Security alerta sobre ameaças escondidas nas compras online




Dia 15 de março é comemorado o Dia Internacional do Consumidor. Nos últimos anos houve muita evolução nas questões relacionadas aos direitos do consumidor. Mesmo assim, ainda existem inúmeros casos de descumprimento de leis, fraudes e golpes relacionados a compras, especialmente àquelas realizadas pela Internet. A Intel Security apresenta as principais dicas aos consumidores para realizar compras online com mais segurança.

Fazer compras pela Internet tornou-se uma opção confortável e conveniente nos últimos anos, já que é possível comparar preços para buscar as melhores ofertas, encontrar maior variedade de produtos do que nas lojas físicas, comprar a qualquer hora do dia, evitar filas e economizar tempo, entre outros benefícios. No entanto, as compras online exigem muito mais atenção dos consumidores.

Thiago Hyppolito, engenheiro de produtos da McAfee no Brasil, integrante da Intel Security, comenta que muitos cibercriminosos agem por meio de ações fraudulentas e lojas virtuais falsas com o intuito de roubar dados pessoais e dinheiro dos consumidores. “E-mails com ofertas falsas, não recebimento do produto e roubo de dados bancários são alguns dos golpes mais aplicados nos consumidores. No entanto, alguns cuidados básicos podem diminuir bastante o risco de o consumidor ser vítima de uma fraude online”, explica Hyppolito.

Veja algumas dicas da Intel Security para manter-se protegido quando efetuar compras pela Internet:

Consulte e verifique os dados e a reputação da loja. Verifique sempre o CNPJ, endereço físico e número de telefone da loja virtual. Vale também fazer uma busca pelos sites de reclamações e do PROCON para checar se a loja em questão é confiável. Se houver muitas reclamações sobre a empresa, seja cauteloso.

Pesquise sobre as políticas da empresa. Antes de comprar, sempre verifique as opções de trocas, devoluções, garantias e a política de privacidade da empresa. Pesquise também sobre as taxas de envio e certifique-se de que elas sejam razoáveis.

Pague com cartão de crédito. O pagamento em cartão de crédito oferece melhor proteção contra fraude do que os cartões de débito ou boleto bancário, pois é mais fácil cancelar a compra antes do pagamento. Outra maneira de pagar as compras com mais segurança é usar serviços de pagamento on-line.

Desconfie de ofertas boas demais. E-mails não solicitados que apresentam ofertas com preços muito abaixo do mercado e promoções imperdíveis têm grandes chances se serem falsos.

Suspeite de sites e e-mails mal configurados. E-mails e sites fraudulentos normalmente podem ser detectados por apresentarem imagens em baixa resolução e erros gramaticais.

Não compre a partir de ofertas recebidas por e-mail. Nunca clique em links vindos de spams e e-mails de ofertas não solicitados, o recomendado é sempre entrar no site oficial da loja para checar se a oferta é verdadeira. O golpe de phishing é um dos mais usados pelos criminosos que, através de e-mails ou mensagens instantâneas que parecem originárias de uma fonte confiável, direcionam o consumidor para um site fraudulento ou até mesmo instalam malwares no computador a fim de roubar dados e danificar o dispositivo.

Crie diferentes senhas para cadastros online. Em cada loja que fizer um cadastro, utilize senhas que contenham pelo menos dez caracteres e combinem números, letras e símbolos. Nunca programe o computador para lembrar números de cartões de crédito ou senhas quando se cadastrar em um site de compras.

Não realize compras usando computadores ou redes públicas. Cibercriminosos podem configurar computadores públicos ou compartilhados a fim de gravar os dados de cadastros e números de cartões do consumidor para golpes futuros. As redes sem fio públicas também deve ser evitadas para este fim, pois podem ser facilmente interceptadas.

Utilize soluções de segurança confiáveis para bloquear ataques. Garanta que seu computador e os seus dispositivos móveis estejam protegidos com soluções abrangentes e atualizadas capazes de avaliar a segurança de um e-mail, link ou download como o McAfee® Mobile Security e o McAfee LiveSafe™.

Sobre a Intel Security

A McAfee faz parte da divisão Intel Security. Com sua estratégia Security Connected, uma abordagem inovadora de segurança aprimorada por hardware, e o exclusivo centro de coleta de informações sobre ameaças Global Threat Intelligence, a Intel Security dedica-se intensamente no desenvolvimento de soluções e oferta de serviços de segurança preventivos e de qualidade comprovados que protegem sistemas, redes e dispositivos móveis de uso profissional e pessoal em todo o mundo. A Intel Security combina a experiência e o conhecimento especializado da McAfee com a inovação e o desempenho comprovados da Intel para tornar a segurança um componente essencial de cada arquitetura e de todas as plataformas de tecnologia. A missão da Intel Security é dar a todos a confiança necessária para viver e trabalhar com segurança no mundo digital. www.intelsecurity.com.

Continua após a publicidade..