Ciência & Tecnologia Tecnologia

Nova York lança aplicativo para combater terrorismo

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, encorajou na segunda-feira (23) que os cidadãos informem sobre atividades suspeitas através de um novo aplicativo para telefones celulares projetado para reforçar a luta contra o terrorismo.

O aplicativo permite a qualquer cidadão com um smartphone enviar uma fotografia ou uma mensagem de texto ao Centro de Inteligência do Estado de Nova York, onde a informação será revisada e, caso seja relevante, repassada às autoridades pertinentes, segundo explicou Cuomo em comunicado.

Este serviço, que já funcionava em Colorado, Louisiana, Ohio, Pensilvânia e Virgínia, será anunciado em diferentes cartazes de publicidade com o objetivo de que o cidadão se transforme em uma “peça essencial na luta contra o terrorismo”, comentou Cuomo.

O comunicado lembra que os cidadãos que usarem o aplicativo devem informar “apenas no caso de encontrar uma mochila ou uma mala abandonada em um lugar público” e não por “convicções, pensamentos ou ideias”.

O aplicativo, que faz parte da campanha “See Something, Send Something” (“Veja algo, Envie algo”, em tradução livre), não substitui o número de urgências 911 e “não deve ser usado por alguém que necessite de ajuda imediata da polícia ou em caso de emergência”.

“Este aplicativo funciona como qualquer linha telefônica de alertas contra o terrorismo, mas agora temos tudo através de um dispositivo na mão: se vir algo que possa ter relação com um ato terrorista, informe. Isto pode prevenir uma tragédia”, afirmou no comunicado o chefe da polícia estadual, Joseph D’Amico.


Talvez você também goste