Ciência & Tecnologia

Novo dispositivo identifica quando uma bebida é drogada

Uma empresa canadense desenvolveu um pequeno dispositivo capaz de identificar se uma bebida foi alterada ou não por drogas. Ao imergir o gadget pd.id na bebida, ele acende uma luz vermelha caso ela tenha sido drogada, e verde se estiver segura.

Segundo a companhia, o pd.id consegue identificar a droga exata em alguns casos. A empresa criou o dispositivo por conta de abusos sexuais, principalmente em mulheres, que ocorrem devido a drogas misturadas em bebidas sem a vítima saber. Em um vídeo promovido pela companhia, Jacelyn H., apoiadora do pd.id, alerta que as drogas geralmente usadas são baratas, aumentam a libido e apagam a memória da pessoa.

Para testar as bebidas, o pd.id usa a mesma tecnologia que o departamento de narcóticos dos Estados Unidos (DEA, na sigla em inglês), mas modernizada em um dispositivo menor. O gadget também sincroniza com um aplicativo no smartphone, que mostra uma lista de perfis de bebibdas e alerta a pessoa com uma mensagem ou ligação caso a bebida dela tenha sido alterada.

Por enquanto, o projeto está pedindo colaborações pelo site de financiamento coletivo Indiegogo. A meta da empresa para produzir o pd.id é arrecadar US$ 100 mil. Para colaborar e receber um dispositivo, é preciso desembolsar US$ 75.


Talvez você também goste