Tecnologia

O Android 6.0 Marshmallow chega ao Quantum GO!

A Quantum anuncia o início da atualização do Quantum GO para o Android 6.0 “Marshmallow”, a começar pelos modelos 4G. Para que possamos ter melhor controle sobre o processo ele será feito de forma gradual, em lotes de aparelhos selecionados aleatoriamente. Isto significa que não há motivo para se preocupar caso seu smartphone não veja a atualização imediatamente: em breve todos os Quantum GO irão recebê-la.

Esta versão do sistema operacional da Google traz vários novos recursos, e incorpora também algumas correções desenvolvidas por nossa equipe para melhorar a experiência com GPS e Wi-Fi em nossos aparelhos. Veja como obter esta atualização, e o que muda na nova versão do Android.

Sobre a atualização para o Android 6.0 Marshmallow

A partir de hoje os Quantum GO 4G receberão a versão Q2.BR.OPEN.2016062002 do sistema, que contém as seguintes alterações:

  • Atualização para o Android 6.0 “Marshmallow” (Com Now a um Toque, novo Launcher, modo Não Perturbe, novo sistema de gerenciamento de permissões, novo sistema de gerenciamento de cartões SD)
  • Melhor estabilidade dos serviços de localização
  • Melhor estabilidade e desempenho em conexões Wi-Fi
  • Correções de segurança e desempenho fornecidas pela Google

Os Quantum GO 3G receberam a versão Q1.BR.OPEN.2016120501 em 8 de Dezembro de 2016. Veja este artigo para mais informações.

Procurando pela atualização

O Quantum GO procura automaticamente por atualizações de sistema sempre que está conectado à internet, e notifica o usuário quando elas estão disponíveis. Mas também é possível fazer uma busca manual. Para isso abra o app Configurar, selecione a opção Sobre o Telefone (a última da tela) e toque em Atualização do Sistema.

updates_verificando
É possível procurar manualmente por atualizações de sistema, basta seguir os passos acima.

Uma mensagem na tela informará se houver uma atualização disponível. Recomendamos que o download seja feito através de uma conexão Wi-Fi estável, e por precaução que o aparelho tenha ao menos 30% de carga restante na bateria antes da instalação.

O que muda no Android 6.0?

O Android 6.0 traz várias mudanças internas, mas do ponto de vista do usuário são poucas as alterações visíveis, e no geral a experiência é mais como um “versão refinada” do Android 5.1 Lollipop. Veja abaixo algumas das mais importantes:

Um novo Launcher

marshmallow_launcher
O novo Launcher tem uma barra de buscas da Google sempre no topo, e a lista de apps agora tem orientação vertical.

É possível notar mudanças já nas telas iniciais do sistema. Uma barra de buscas está presente no topo de todas as páginas do Launcher. A gaveta de aplicativos também tem novidades: os apps estão organizados em uma lista vertical, em vez de em páginas horizontais. E um campo de buscas no topo da lista permite localizar rapidamente um app, basta digitar parte de seu nome.

Now a um Toque

O Google Now agora é capaz de buscar informações relativas ao que você está vendo, ouvindo ou assistindo no momento, recurso batizado de Now a um Toque (Now on Tap, em inglês).

Funciona de forma simples: sempre que quiser um pouco mais de informações sobre algo na tela, basta segurar o botão Home por alguns segundos. As bordas da tela irão se iluminar, e logo em seguida um cartão do Google Now surgirá com mais informações. O mais legal é que isso funciona dentro dos aplicativos, como em uma conversa no WhatsApp ou mesmo dentro de uma página na Wikipedia:

Now a um Toque: o poder do Google Now! agora em qualquer app.
Now a um Toque: o poder do Google Now! agora em qualquer app.

Memória “adotada”

Com o Android 6.0 a Google finalmente permite que cartões de memória sejam usados como memória interna, eliminando uma das principais reclamações dos usuários Android. Basta acessar as propriedades do cartão de memória em Configurar / Armazenamento e formatar como interno.

Com isso o cartão assume o lugar da memória interna do smartphone para instalação de apps e armazenamento geral de dados. Assim fica fácil fazer um “upgrade” no aparelho, basta adicionar um cartão maior que a capacidade original (ex: um cartão de 32 GB num smartphone de 16 GB) e formatar como interno. Para que o recurso funcione é necessário um cartão rápido, por isso continuamos a recomendar modelos Classe 10 / UHS-1 ou superior.

No Marshmallow finalmente é possível
No Marshmallow finalmente é possível “adotar” um cartão de memória como memória interna.

Vale mencionar que um cartão formatado como memória interna só irá funcionar no smartphone, e não pode ser retirado e usado no PC. Quem preferir pode continuar usando cartões no modo “Armazenamento Portátil”, ou seja, mantendo a compatibilidade com os PCs e outros dispositivos, mas apenas para armazenamento de fotos, vídeos, músicas e arquivos.

No Android 6.0 só é possível mover um app para o cartão se houver no aparelho um cartão formatado como Memória interna. Se ele estiver no modo Armazenamento Portátil isso não é possível. Com um cartão no formato correto, a opção aparece na página de informações do app: toque no ícone, arraste-o para a opção Informações no topo da tela e toque em Armazenamento.

Novo sistema de permissões

A Google modificou o sistema de permissões dos aplicativos Android. Agora em vez de conceder todas as permissões necessárias a um app no momento da instalação, elas serão solicitadas no momento do primeiro uso.

No Marshmallow os apps pedem permissão antes de usar cada recurso, em vez de uma vez só durante a instalação.
No Marshmallow os apps pedem permissão antes de usar cada recurso, em vez de uma vez só durante a instalação.

Por exemplo, um editor de imagens irá pedir a permissão para acessar a galeria na primeira vez em que você abrir uma foto, e um app de mensagens na primeira vez em que tentar enviar um SMS. Ao inserir as permissões num contexto (“O app quer enviar SMS, mas é isso que quero fazer, então tudo bem”) a Google espera tornar mais claro para os usuários os recursos aos quais cada app tem acesso.

Modo Não Perturbe

O Marshmallow tem um modo não perturbe, que torna mais fácil silenciar o smartphone. O Android 5.1 tinha um recurso parecido no “Modo Prioridade”, mas o Não Perturbe é mais fácil de configurar e ativar: basta um toque no ícone no painel de notificação.

marshmallow_dnd
O Modo Não Perturbe é muito mais simples de usar que o antigo “Modo Prioridade” do Android 5.1

Novos controles de volume

Ajustar o volume do toque e notificações em seu smartphone ficou mais fácil: basta um toque em um dos botões de volume e na seta para baixo no painel que surge na tela. Antes isso exigia uma ida às configurações do aparelho.

Controles de volume mais acessíveis são um dos destaques no Marshmallow
Controles de volume mais acessíveis são um dos destaques no Marshmallow

Gerenciador de memória

O Marshmallow traz um gerenciador de memória integrado, basta acessar Configurar / Memória. Você pode observar o consumo nas últimas 3, 6, 12 ou 24 horas e ver quais apps mais consumiram memória (e quanto) nesse período. Pode ser uma útil ferramenta de diagnóstico caso um app mal-comportado comece a usar memória em excesso e prejudicar o desempenho do aparelho.

O Gerenciador de Memória pode ajudar a encontrar aqueles apps
O Gerenciador de Memória pode ajudar a encontrar aqueles apps “fominhas” que prejudicam o desempenho do aparelho.

Contas Exchange

No Android 6.0 o aplicativo padrão de e-mail (E-mail) não suporta mais contas em servidores Microsoft Exchange. Contas já adicionadas ao aplicativo serão removidas. Para acessar e-mail em servidores Microsoft Exchange, utilize o app GMail e configure novamente sua conta em Configurar / Contas / Adicionar conta / Exchange.

O que vem por aí?

Com o lançamento do Android 6.0 “Marshmallow”, o Quantum GO entra para um clube seleto: segundo estatísticas recentes divulgadas pela própria Google, apenas 10,1% dos smartphones Android no mercado rodam a versão mais atual do sistema operacional. Continuaremos trabalhando para aprimorar a experiência dos usuários de nossos aparelhos, e entregar o melhor que a tecnologia tem a oferecer.

2016 será um grande ano para a Quantum. Vem muita coisa boa por aí!


Talvez você também goste