Mundo Tech

O guia completo anti-spoiler para sobreviver na internet sem medo

O guia completo anti-spoiler para sobreviver na internet sem medo - 1

Se o apocalipse bíblico acontecesse hoje, além dos quatro cavaleiros mais conhecidos certamente teríamos um quinto cavalgando ao lado deles: o spoiler, aquela revelação de acontecimentos que rolaram em uma produção antes que todo mundo tenha tido a oportunidade de assistir sem nada estragando a experiência. Em 2019, existem dois tipos de pessoas no mundo: aquelas que não se importam com spoilers e aquelas que fogem de spoilers como o diabo foge da cruz.

E, para aqueles que não gostam de spoilers, esse mês está sendo um dos piores dos últimos tempos. Com a chegada da oitava temporada de Game of Thrones e a estreia iminente de Vingadores: Ultimato, a navegação pelas redes sociais deixou de ser algo relaxante para se tornar um passeio por um campo minado onde, a qualquer momento, um spoiler pode explodir na sua cara.

Mas não se preocupe, jovem padawan: é possível navegar na internet e, ao mesmo tempo, se proteger de spoilers. Ultimamente, as próprias redes sociais já possuem ferramentas embutidas para ajudar seus usuários e não ter surpresas desagradáveis com essa prática, tornando possível uma navegação segura nesses tempos tão difíceis. E a gente ensina como se proteger contra spoiler logo abaixo:


Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

Evitando spoilers no Twitter

O guia completo anti-spoiler para sobreviver na internet sem medo - 2

 

Pelo caráter imediatista de um tweet, o Twitter se torna a rede social mais fácil de se tomar spoilers, já que as pessoas costumam tweetar em tempo real as coisas que estão assistindo (até mesmo no cinema, o que é uma baita falta de educação — convenhamos), e na ânsia de compartilhar com o mundo a emoção de estar assistindo aquele filme ou episódio de série muitas pessoas acabam até mesmo dando spoilers acidentais. Por isso, a rede social criou algumas ferramentas que podem ajudar seus usuários a evitar esses momentos constrangedores de ter sua experiência arruinada porque não possui o canal correto na TV a cabo ou não conseguiu ir assistir a um filme na pré-estreia.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer no Twitter é desabilitar a reprodução automática de vídeos e imagens, impedindo que enquanto se está rolando a tela sem exatamente ler nenhum tweet (algo que todo mundo faz quando se está entediado), você não dê mais de cara com aquela foto do Jon Snow voando no dragão.

Para isso, é necessário então que se acesse o menu de “Configurações & privacidade” (na versão para browsers esse menu fica clicando na foto de perfil no canto superior direito da tela, logo ao lado do botão “Tweetar”, enquanto no app ele fica no canto superior esquerdo, também clicando na foto do seu perfil). Dentro desse menu, o caminho difere dependendo de onde se está acessando: caso se esteja acessando de um navegador para internet, é só descer a página até chegar no subtítulo “Conteúdo”, e lá desabilitar a opção “reproduzir vídeo automaticamente”. Caso você já esteja utilizando o design novo do Twitter, o menu de Configurações continua no mesmo lugar, mas será necessário clicar na opção “uso de dados”, que fica no menu à esquerda na página de configurações, para ter acesso à opção de desligar a reprodução automática de vídeos.

O guia completo anti-spoiler para sobreviver na internet sem medo - 3
No “novo” Twitter, a opção de reprodução de vídeos pode ser encontrado no menu “Uso de dados” (Captura: Rafael Rodrigues/Canaltech)
O guia completo anti-spoiler para sobreviver na internet sem medo - 4
No “velho” Twitter, a opção de reprodução automática está já na página inicial do menu de configurações (Captura: Rafael Rodrigues/Canaltech)

 

Já no app do Twitter, após entrar no menu de configurações, é necessário escolher a opção “Uso de dados” e, no menu que abrir, descer até encontrar a função “Reprodução automática de vídeo” e alterá-la para “Nunca”. No aplicativo da rede social também é possível desligar o carregamento de imagens, evitando assim que qualquer imagem carregue automaticamente na linha do tempo enquanto você está navegando.

No mesmo menu em que você está, logo acima de onde você desligou a reprodução automática de vídeos, há uma opção chamada “Imagens de alta qualidade”. É só clicar nela e escolher a opção “Nunca” para evitar o carregamento automático de imagens durante a navegação. Infelizmente, essa é uma opção exclusiva do app e não existe em nenhum dos menus da versão para browser do Twitter, então não há como evitar o carregamento de imagens de forma automática se você usa o Twitter pelo navegador.

O guia completo anti-spoiler para sobreviver na internet sem medo - 5
No app do Twitter, as opções de reprodução automática de vídeo e de carregamento automático de fotos ficam no mesmo menu (Captura: Rafael Rodrigues/Canaltech)

 

Outra forma de evitar spoilers no Twitter é usando a opção de “silenciar” da rede social. Essa opção permite que você silencie — ou seja, tire de sua linha do tempo — algum usuário específico ou qualquer tweet que utilize uma palavra-chave configurada pelo usuário. Uma das opções mais recomendadas é silenciar logo de cara aquele seu amigo que fica tweetando durante o filme/série e sempre solta spoilers inconvenientes. Para isso, é só achar um tweet do usuário que você quer silenciar, clicar na setinha pra baixo que fica no canto esquerdo do tweet, e escolher a opção “silenciar @”.

O guia completo anti-spoiler para sobreviver na internet sem medo - 6
Ao silenciar um usuário, você não verá mais nenhum publicação dele em sua timeline (Captura: Rafael Rodrigues/Canaltech)

 

Além de silenciar um usuário em específico, o Twitter também permite que se silencie palavras relacionadas a algum assunto. Para se configurar as palavras que serão silenciadas, é necessário acessar o Twitter pelo navegador (o aplicativo não permite o cadastro dessas palavras) e, dentro do menu configurações, escolher a opção “Palavras que foram silenciadas” e clicar no botão “Adicionar”. Caso se utilize o Twitter com o novo design, no menu de configurações deve-se clicar na opção “Preferências de conteúdo”, dentro dela escolher a opção “Silenciado”e, então, a opção “Palavras silenciadas”, e clicar no botão “+” que fica no lado superior direito do menu, logo depois do nome da seção.

Ao clicar em adicionar, você será levado a uma tela onde poderá inserir qualquer palavra, definir se serão silenciadas apenas pessoas que você não segue ou qualquer pessoa. Para fugir de spoilers, recomendamos a opção “De qualquer pessoa” e por quanto tempo você quer que aquela palavra seja silenciada (se você não sabe quando conseguirá ver o filme dos Vingadores ou a mais recente temporada de Game of Thrones, recomendamos que escolha “para sempre”). Aí, é só adicionar as palavras que você quer silenciar, ou seja, todo e qualquer tweet que contiver uma das palavras ou hashtags adicionadas não irá aparecer na sua linha do tempo.

Por isso, é necessário não apenas definir as palavras principais (como “Game of Thrones”, “GOT” ou “Vingadores”) para fugir de spoilers, mas também definir algumas palavras que podem ter relação a esses conteúdos (como “Jon”, “dragões”, “Thanos” ou “estalada”) se você quiser realmente fugir dos spoilers.

O guia completo anti-spoiler para sobreviver na internet sem medo - 7
Lista de possíveis palavras para silenciar spoilers de Game of Thrones (Captura: Rafael Rodrigues/Canaltech)

Navegação segura de verdade

Infelizmente (ou, felizmente) a internet não se resume ao Twitter, e não existem ferramentas similares de silenciamento nas outras redes sociais ou mesmo no feed do Google. Então, para termos uma navegação realmente segura contra spoilers, se faz necessário o uso de uma extensão do navegador para bloquear esses conteúdos.

Provavelmente a mais completa dessas extensões seja a Spoiler Protection 2.0, presente tanto para Chrome e Firefox nas versões para computador e também no Firefox para Android em dispositivos móveis. A extensão funciona de maneira bem parecida com o silenciamento de palavras do Twitter: você configura quais são as palavras que quer que a extensão bloqueie e, caso durante a navegação alguma dessas palavras configuradas apareça, o potencial spoiler é bloqueado por um enorme quadrado vermelho que impede a visualização do conteúdo. A extensão é bem completa, e permite não apenas configurar quais os temas e palavras que serão bloqueados, mas também onde esse conteúdo será bloqueado (por exemplo, é possível configurar para bloquear potenciais spoilers no Reddit e no YouTube, mas não esconder nenhuma publicação no Facebook) ou ainda fazer uma “white list” de sites que, mesmo que utilizem algum dos termos bloqueados, não serão “censurados” pela extensão (como por exemplo o site amigo da vizinhança, o Canaltech).

O guia completo anti-spoiler para sobreviver na internet sem medo - 8
Na aba “Spoilers”, é possível definir quais palavras ou temas serão bloqueados pela extensão (Captura: Rafael Rodrigues/Canaltech)
O guia completo anti-spoiler para sobreviver na internet sem medo - 9
Na aba “Spoiler Context”, é possível definir em quais sites a extensão irá bloquear os conteúdos programados (Captura: Rafael Rodrigues/Canaltech)
O guia completo anti-spoiler para sobreviver na internet sem medo - 10
Na aba “Settings”, é possível definir sites que não serão bloqueados pela extensão, como por exemplo o Canaltech (Captura: Rafael Rodrigues/Canaltech)
O guia completo anti-spoiler para sobreviver na internet sem medo - 11
Ao encontrar uma publicação que utilize algum dos termos bloqueados, o Spoiler Protection 2.0 esconde esse conteúdo com uma faixa vermelha, que também indica por causa de qual termo aquele conteúdo foi bloqueado (Captura: Rafael Rodrigues/Canaltech)

Mas, para aqueles que acabam se atrapalhando com tantas opções e menus, existem outras extensões bloqueadoras bem mais simples de se utilizar. Uma delas é o Unspoiler: você apenas digita qual filme ou programa de TV quer que a extensão bloqueie, e ela automaticamente já fará uma lista de possíveis palavras-chave sobre aquele assunto que deverão ser bloqueadas. Caso durante a navegação alguma dessas palavras-chave apareça, ela será substituída por uma fina faixa vermelha avisando que aquele conteúdo é um spoiler sobre algum dos temas que você configurou, e um botão de “revelação” para o caso de você querer ver aquele conteúdo por sua conta e risco.

O guia completo anti-spoiler para sobreviver na internet sem medo - 12
O Unspoiler substitui o conteúdo do potencial spoiler por uma fiaxa vermelha que alerta sobre ele, além de um botão que permite visualizar o possível spoiler por sua conta e risco (Captura: Rafael Rodrigues/Canaltech)

Outra extensão interessante é a Game of Spoilers. Feita especialmente para bloquear spoilers de Game of Thrones, a extensão já possui um bom filtro de palavras para bloquear potenciais spoilers da série assim que instalada, mas permite também inserir outras palavras-chave para bloqueio, o que a permite ser usada para bloquear potenciais spoilers de outras séries ou filmes.

Essa extensão permite também escolher se quer que o possível spoiler seja bloqueado por uma tarja preta (e com uma das ferramentas mais legais dela, que é o botão de revelar conteúdo que vai fazendo a tarja sumir aos poucos, dando tempo para o usuário decidir se quer mesmo correr o risco de tomar spoiler ou desistir e continuar a navegação sem ver aquela postagem), ou então simplesmente retirar da página o possível spoiler, como se a postagem bloqueada simplesmente não existisse.

O guia completo anti-spoiler para sobreviver na internet sem medo - 13
O Game of Spoilers esconde potenciais spoilers com uma tarja preta e utiliza frases que fazem alusão à série Game of Thrones (Captura: Rafael Rodrigues/Canaltech)

 

Ainda que o spoiler seja uma das maiores pragas do século XXI, é possível usar várias ferramentas para evitar esse tipo de tragédia. Assim como a camisinha, essas ferramentas não são garantia de que você não irá tomar spoiler, mas se usadas corretamente elas diminuem a chance disso acontecer em 99% dos casos, tornando bem improvável qualquer surpresa negativa que vá atrapalhar a diversão — seja agora ou daqui a nove meses.

Mais:

Fonte: Canaltech


Talvez você também goste