Mundo Tech

O que é metástase?

O que é metástase? - 1

O câncer é o principal problema de saúde pública no mundo e está entre as quatro principais causas de morte prematura — aquelas que ocorrem antes dos 70 anos — na maioria dos países, afirma o Instituto Nacional de Câncer (Inca). No Brasil, a estimativa é de que 635 mil casos ocorram até o final do ano. Só que esta não é uma doença única, já que diferentes tipos de tumores podem acometer as pessoas e diversas complicações podem ser relatadas, incluindo a metástase.

“Câncer é um termo que abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que têm em comum o crescimento desordenado de células, que podem invadir tecidos adjacentes ou órgãos a distância”, define o Inca. Inclusive, determinadas células tumorais podem invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes do seu local de origem, o que é conhecido como metástase.

O que é metástase? - 2
Metástase acontece quando o câncer se espalha para além do seu local de origem (Imagem: Reprodução/ National Cancer Institute/Unsplash)

Para entender sobre as complicações que envolvem o câncer, especificamente a relação com a metástase, o Canaltech conversou com o médico oncologista Otávio Gampel, diretor do serviço de oncologia do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), em São Paulo.


Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.

Como surge a metástase

“Metástase é, em resumo, quando o câncer se espalha pelo organismo. Isto é, para outras partes do corpo que não só o local de origem”, explica Gampel. De acordo com o médico, um caso de câncer pode ser descoberto, às vezes, por causa de uma metástase.

Quando a causa primária — a região que foi o local de origem — do câncer é desconhecida, uma extensa pesquisa é feita para procurá-la, já que isto será fundamental para a escolha do tratamento mais adequado ao paciente. “Vale lembrar que a metástase não é a última etapa de um câncer”, ressalta o médico.

Além disso, Gampel explica que “todos os tumores malignos podem dar metástases. No entanto, as metástases ósseas são as mais frequentes nos casos de câncer originados na próstata, mama, pulmão, rim e outros”.

Como o câncer se espalha pelo corpo?

É preciso lembrar que, quando falamos em câncer, estamos pensando em uma doença que promove o crescimento desordenado de células. Estas se dividem muito rapidamente e podem ser bastante agressivas para o organismo do paciente. Em casos de metástase, espalham-se para áreas diferentes do seu local de origem.

De acordo com o centro médico norte-americano Cleveland Clinic, as metástases podem ocorrer de três formas:

  • As células podem crescer, diretamente, no tecido ao redor do tumor, como se transbordassem;
  • As células podem viajar através da corrente sanguínea para locais mais distantes do local de origem;
  • As células podem migrar através do sistema linfático para os nódulos linfáticos, considerados órgãos de defesa do nosso corpo, independente de estarem próximos ou distantes.

É verdade que, quando o câncer chega a este ponto, o controle depende de inúmeros fatores e variáveis que devem ser discutidos entre o médico e o paciente. “De qualquer forma, o paciente pode levar uma vida normal e se recuperar do câncer em metástase se fizer o tratamento adequado o mais rápido possível, como o uso de medicamentos para aliviar os sintomas quando necessário”, ressalta o oncologista.

Sintomas de metástase

O que é metástase? - 3
Dor e cansaço podem ser sintomas de um caso de metástase, mas nem sempre são relatados pelos pacientes (Imagem: Reprodução/Gpointstudio/Freepik)

Novamente, diferentes complicações podem ser causadas pela variedade de tipos de câncer conhecidos. O mesmo se repete quando o foco são as metástases, por isso, é bastante difícil definir sintomas como chave da condição. Por exemplo, “muitos pacientes com metástase podem ser assintomáticos. Aqueles que não são, dependendo da região afetada, podem sentir dor, cansaço e outras queixas”, comenta o médico.

De acordo com a Cleveland Clinic, a metástase óssea pode ou não causar dor. Às vezes, o primeiro sinal dela só é percebido quando um osso se quebra após uma lesão muito leve. Outras questões, como dor intensa nas costas e dormência nas pernas, devem ser avaliadas por um especialista e podem indicar para a necessidade de exames mais específicos.

Agora, “se um tumor tiver metástase para o cérebro, os sintomas podem incluir dor de cabeça, tontura, problemas visuais, problemas de fala, náuseas, dificuldade para andar ou confusão”, segundo o centro clínico dos EUA. No entanto, esses marcadores são bastante comuns, o que pode dificultar o diagnóstico. Em outro exemplo, os sintomas de câncer de metástase pulmonar também costumam ser muito vagos, como tosse — com ou sem sangue —, dor no peito e falta de ar.

Covid e atraso nos exames preventivos

Com a pandemia da covid-19, os cuidados com outras doenças foram, na maioria dos casos, afetados. São os casos de pessoas que adiaram os exames anuais de rotina ou ainda de indivíduos que não procuraram um médico, mesmo com dor. “Devido à pandemia do novo coronavírus, muitos pacientes não realizaram exames preventivos ou adiaram passar em consulta médica apesar de estarem sentido algo diferente”, reforça Gampel.

Agora, “meu conselho é que pacientes não negligenciem sintomas, como dor, tosse, alteração de hábitos intestinais, sangramentos, aparecimento de nódulos no corpo e alterações de lesões na pele. Em qualquer um desses casos, o indicado é que se procure um médico. Além de, claro, realizar exames preventivos”, completa. Afinal, o diagnóstico precoce costumar ser sempre um aliado no tratamento.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech