Mundo Tech

O que é o APK e quais os riscos de baixá-lo?




O que é o APK e quais os riscos de baixá-lo? - 1

Você pode até já ter ouvido falar, mas talvez não saiba exatamente o que é APK e para que esse tipo de arquivo serve. O conceito costuma ser mais difundido entre usuários de Android, especialmente quando se trata de instalar apps de maneiras não oficiais.

Por isso, o Canaltech separou para você informações sobre o que é APK, para que ele serve e quais os riscos você está correndo ao baixá-lo no seu dispositivo. Confira abaixo mais detalhes!

O que é APK?

De modo geral, APK é a sigla para Android Application Package, e é um formato de arquivo usado para instalação de programas no sistema operacional do Google. Mas, no popular, o termo acabou sendo atribuído a todo aplicativo ou jogo que não é baixado de lojas oficiais.


Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!

Esse tipo de arquivo possui um formato de compressão chamado JAR (Java ARchive), que foi implementado utilizando o ZIP como base. Isso significa que, em seu interior, ficam armazenados, de forma compactada, todos os arquivos necessários para instalação das aplicações no celular.

O que é o APK e quais os riscos de baixá-lo? - 2
Veja o que é APK e quais os riscos de baixá-lo no seu celular Android (Foto: Christian Wiediger/Unsplash)

Para criar um arquivo dessa natureza, é necessário um programa capaz de compilar as informações, também chamado de Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE), como o Android Studio. Também é necessária a utilização do Kit de Desenvolvimento Android (SDK), que fornece uma série de ferramentas para desenvolvedores.

Para que o APK é usado?

Basicamente, todo app ou jogo que você instala no seu celular — seja de lojas oficiais ou de outros locais — são APKs. Para ficar um pouco mais claro, a extensão .APK funciona como uma espécie de instalador, assim como o .EXE no Windows.

Ao fazer o download em uma loja oficial, o arquivo APK correspondente é baixado, seu conteúdo é descompactado e devidamente instalado no sistema operacional de forma automática. Caso você faça o download manual, deve instalá-lo por conta própria.

Quais os riscos de baixar um APK?

Por padrão, é possível baixar e instalar um APK em qualquer celular Android, e é aí que mora o problema. Ao baixar aplicações em sites desconhecidos, não é possível garantir a procedência dos arquivos, e isso pode ser perigoso para a sua segurança e dos seus dados.

Todos os arquivos disponíveis em lojas confiáveis, como a Google Play Store, Galaxy Store, Amazon AppStore e muitas outras, passam por um processo de verificação, e oferecem a garantia de que não possuem nenhum tipo de malware.

Ao baixar APKs em sites desconhecidos, as chances de obter algum arquivo contaminado com vírus ou programas maliciosos, que podem ser utilizados para roubar informações, aumentam significativamente.

O que é o APK e quais os riscos de baixá-lo? - 3
Se possível, baixe sempre apps e jogos das lojas oficiais do Android (Foto: Pedro Ivo/Canaltech)

Juntamente com isso, evite ao máximo baixar versões modificadas de plataformas famosas, como Instagram ou TikTok — no caso do WhatsApp Plus ou do WhatsApp GB, a situação é ainda mais complexa: você pode ser banido temporariamente ou para sempre.

É fato que o APK democratiza e dá mais liberdade para acessar apps e jogos independentes, mas é preciso tomar cuidado com a sua segurança. Então, mantenha a atenção redobrada ao baixar um arquivo dessa natureza de uma fonte não confiável.

Como instalar um APK?

Caso você queira instalar um APK manualmente, é necessário autorizar o celular a fazer a instalação da fonte em questão — que geralmente costuma ser um navegador web. Tenha em mente que, caso aconteça qualquer problema, ele será de sua responsabilidade.

Para se aprofundar um pouco mais no assunto, pode utilizar nosso tutorial abaixo:

A partir de agora você sabe o que é APK, como ele é usado no Android e quais os riscos de baixá-lo de fontes não confiáveis.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..