Mundo Tech

O que sabemos sobre o PlayStation 5 até o momento




Faz pouco mais de cinco anos desde que o PlayStation 4 foi lançado, em novembro de 2013, e já há algum tempo, especula-se sobre a chegada do sucessor do console. No final do ano passado, o CEO da Sony, Kenichiro Yoshida, afirmou que o lançamento do PlayStation 5 é “necessário”, e registros de patentes diversas apenas fomentam a confirmação de que a companhia já está trabalhando no desenvolvimento de seu próximo videogame. Porém, isso é tudo o que se sabe concretamente, até então.

Além disso, a Sony não se apresentará na E3 deste ano. Com a ausência de uma das gigantes dos videogames na tão aguardada feira anual de jogos, será preciso esperar por um evento oficial da empresa para sabermos mais detalhes sobre seus planos para futuros hardwares.

Por ora, alguns analistas da indústria estão dando suas opiniões, com base no que eles acreditam que irá acontecer para a próxima geração de consoles, em especial sobre o próximo hardware da Sony. Michael Pachter, da Wedbush Securities (e a Kotaku em relatórios anteriores também), por exemplo, acham que o quinto membro da família PlayStation não chegará até 2020.

Vale lembrar que recentes aberturas de vagas de empregos para este ano indicam que pode haver uma divulgação do console ainda em 2019. E pode ser também que o PlayStation 5 seja uma inovação em termos de hardware, se considerarmos a opinião do CEO da Ubisoft, Yves Guillemot, em uma conversa com a Variety.

Na ocasião, ele disse que acredita que a próxima série de consoles de mesa pode ser a última, antes de a indústria abrir alas para os serviços de streaming de jogos. “Acho que veremos outra geração, mas há uma boa chance de que, passo a passo, veremos cada vez menos hardware”, disse Guillemot.

“Com o tempo, acho que o streaming se tornará mais acessível para muitos jogadores e não será necessário ter hardware grande em casa. Haverá mais uma geração de console e, depois disso, estaremos transmitindo, todos nós”. Considerando isso, faria sentido o PlayStation 5 ser um híbrido, preparando terreno para a nova geração.

Além do mais, desenvolvedores afirmaram que o PlayStation 5 contará com um hardware mais amigável para streaming, o que corrobora com as aberturas de vagas para engenheiro de software para compor uma equipe de jogos na nuvem.

Tradição x Inovação

A Microsoft já deixou claro que deverá trabalhar com jogos por streaming e seu projeto xCloud é a prova disso. Do outro lado do escopo, porém, a Sony pode optar por seguir a rota tradicional, lançando um hardware aos moldes de sempre. Segundo informações do Financial Times, o próximo console pode não ser muito diferente do PlayStation 4, contando inclusive com “arquitetura similar”.

O que exatamente isso significa? Ainda não se sabe, mas espera-se que em termos de desempenho, o PlayStation 5 — se é que este será o seu nome real oficial — seja superior ao PlayStation 4 Pro, rodando jogos com resolução mínima a 4K a 60 frames por segundo sem instabilidade e armazenamento mínimo de 1 TB. É possível que o joystick possua uma tecnologia de tela touch, também.

Espera-se ainda que o console traga o recurso de retrocompatibilidade, já que a Sony registrou patentes que indicam isso — apesar de jogos antigos serem mais fáceis de oferecer através de um serviço de nuvem. Por fim, os preços permanecem uma incógnita, mas é certo que ele vai custar mais de US$ 400, considerando a tecnologia que promete e o histórico de valores anteriores.

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..