Ciência & Tecnologia

Os 10 assuntos que impactaram o mundo (e o Twitter) em 2015

Terror, refugiados, futebol feminino… Você se lembra tudo que mobilizou o mundo neste ano, desde janeiro? Provavelmente não.

LEIA MAIS

+ Neymar tem foto mais curtida do ano no Instagram; veja lista

Por isso o Twitter fez uma lista dos acontecimentos que mais renderam no ano de 2015. Confira:

1) Terror na França

Foto: O Financista

As hashtags #PrayForParis e #JeSuisCharlie se tornaram “gritos mundiais da solidariedade” após os ataques terroristas em Paris, na França. Diversos usuários da rede social aproveitaram o serviço de microblogging para trazer novas informações e apoiar os parisienses.

2) Questão racial nos EUA

Foto: O Financista

Um dos movimentos sociais mais fortes do ano surgiu nos Estados Unidos e se refletiu na hashtag #BlackLivesMatter, após incidentes envolvendo a polícia norte-americana e cidadãos negros em Ferguson, Charleston e Baltimore. A hashtag e a frase foram tweetadas 9 milhões de vezes ao longo do ano.

3) Direitos dos homossexuais

Foto: O Financista

Em 2015, as pessoas também utilizaram o Twitter para comemorar a legalização nacional do casamento homossexual, especialmente nos EUA e na Irlanda. “A hashtag #HomeToVote tornou-se bastante popular quando cidadãos irlandeses expatriados compartilharam sua experiência de volta à terra natal para votar no referendo sobre o casamento gay em 21 de maio”, informou o Twitter.

A hashtag #LoveWins viralizou na celebração da decisão da Suprema Corte de legalizar o casamento gay nos EUA em 26 de junho.

4) Refugiados

Foto: O Financista

Muitos indivíduos se engajaram com a hashtag #RefugeesWelcome, pedindo para que os países europeus liberassem a entrada dos refugiados.

5) Relógio ou bomba?

Foto: O Financista

Ahmed Mohammed, 14, foi detido e algemado em uma escola do Texas após ter levado seu relógio digital artesanal para a aula – havia um temor de que o objeto fosse uma bomba.

Em menos de seis horas, a hashtag #IStandWithAhmed despertou um debate mundial com mais de 370 mil tweets. Até o presidente dos EUA Barack Obama demonstrou solidariedade ao garoto.

6) Eleições

Foto: O Financista

Argentina, Canadá, Cingapura, Índia e Reino Unido. Em todos esses países, as eleições dominaram a conversa entre os cidadãos no Twitter.


7) Final do futebol feminino

Foto: O Financista

A final da Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA, entre EUA e Japão, despertou milhares de comemorações e comentários. Os tweets sobre a #FIFAWWC foram visualizados 9 bilhões de vezes no período entre 6 de junho e 5 de julho – duração do torneio.

8) Plutão

Foto: O Financista

Houve um burburinho em torno da espaçonave que estava a 7.750 milhas da superfície de Plutão e as imagens capturadas pela sonda New Horizons geraram mais de 1 milhão de tweets no dia 14 de julho, com a hashtag #PlutoFlyby.

9) Azul e preto ou branco e dourado?

Foto: O Financista

Afinal, qual é a cor do vestido? Uma foto do mesmo vestido vista sob iluminações diferentes se tornou viral no Twitter e chamou a atenção de milhões de pessoas que se surpreenderam com a ciência por trás da aparente mudança de cores. A discussão – com as hashtags #BlueandBlack e #WhiteandGold – gerou mais de 4,4 milhões de tweets.

10) Caitlyn Jenner

Foto: O Financista

Bruce Jenner virou o centro das atenção após mudar de sexo e assumir a identidade feminina de Caitlyn Jenner. Em junho, Jenner posou como Caitlyn para a revista Vanity Fair, sendo um dos assuntos mais comentados no Twitter.

A nova conta de Caitlyn Jenner na rede social foi a mais rápida a alcançar a marca de um milhão de seguidores.


Talvez você também goste