Armazenamos tantas coisas em nossos smartphones que um gerenciador de arquivos se tornou uma ferramenta essencial para dar conta da “bagunça”. O problema é que na sede por mais espaço começamos a armazenar coisas também fora dos aparelhos, em serviços “na nuvem” como Google Drive, Dropbox ou OneDrive, cada qual com um app diferente para gerenciar seu conteúdo.
Os múltiplos apps, a necessidade de se lembrar em qual serviço está cada arquivo e de distinguir quais arquivos são remotos e quais são locais é o suficiente para deixar qualquer um maluco. Não seria legal ter um único aplicativo capaz de dar conta de todos os seus arquivos, onde quer que estejam? É o que prometem os gerenciadores de arquivos com integração com a nuvem.
Não faltam opções de apps nesta categoria. Analisamos várias e apontamos abaixo nossos gerenciadores de arquivos favoritos, que aliás são gratuitos.
ES File Explorer
O ES File Explorer é um verdadeiro canivete suíço. É capaz de gerenciar seus arquivos locais (estejam na memória interna, em cartões SD ou em pendrives conectados via OTG), em serviços de armazenamento online como Box, SugarSync, Dropbox, OneDrive, Google Drive, MediaFire e outros menos conhecidos, em servidores FTP ou em compartilhamentos de rede. Categoriza os arquivos por tipo (vídeos, fotos, músicas, apps), cria arquivos compactados nos formatos ZIP, 7Zip e GZip, e abre arquivos nestes formatos e também em RAR.

Também monta “coleções” de mídia por tipo (por exemplo: “Todas as fotos no smartphone”, não importa onde estejam) e tem um player de música integrado. A interface é fácil de usar, e atalhos nos cantos da tela dão acesso às operações mais comuns (copiar, colar, enviar, apagar) na hora de manipular arquivos.
E ele vai além: tem uma ferramenta que permite obter informações ou desinstalar apps, integração com o ES App Locker para proteger o acesso a apps com senha, uma ferramenta que analisa apps instalados e alerta se algum deles precisar de permissões suspeitas pra funcionar (o que pode ser sinal de um app malicioso) e traz o ES Cleaner, que promete fazer uma “faxina” em seu smartphone e se livrar de arquivos inúteis ou duplicados.
Gerenciador de Arquivos
A Cheetah Mobile pode não ter tido muita imaginação na hora de nomear seu app, mas certamente não economizou em recursos. Assim como o ES File Explorer, o Gerenciador de Arquivos é capaz de lidar com arquivos locais e em serviços como o Google Drive, Dropbox, OneDrive, Box, SugarSync e Yandex, além de servidores FTP e pastas compartilhadas na mesma rede.
O app também consegue categorizar apps por tipo e criar coleções, e é capaz de abrir e criar arquivos compactados no formato ZIP, mas não conseguiu lidar com arquivos em outros formatos como o 7Zip. Um recurso útil é a capacidade de ter múltiplas “abas” abertas ao mesmo tempo, cada uma em uma pasta, e alternar rapidamente entre elas com gestos, o que facilita o processo de copiar arquivos.

Outra função que pode interessar é a possiblidade de criar atalhos para pastas na tela inicial. Também é possível fazer a transferência de arquivos para um PC via Wi-Fi, basta que smartphone e PC estejam na mesma rede. É um recurso similar ao oferecido pelo AirDroid, app do qual já falamos aqui no blog.
O Gerenciador de Arquivos não tem os recursos “extras” do ES File Explorer, como o player de música, limpador de arquivos ou análise de malware, mas isso pode ser um ponto positivo, já que resulta em um app mais leve tanto na memória interna (ele ocupa metade do espaço do concorrente, com apenas 19 MB) quanto em poder de processamento, já que tem menos tarefas rodando em segundo plano. E a Cheetah Mobile desenvolve vários apps para preencher as lacunas, como o Clean Master (um limpador de arquivos e memória bastante popular).
E você, tem algum gerenciador de arquivos sensacional para indicar? Deixe sua sugestão nos comentários abaixo!