.
Saudações amazônicas para todo mundo que está em sintonia com esse nosso programa, que segue integrado as ações da Semana Chico Mendes de Meio Ambiente, que começou em Xapuri (AC), segunda-feira, 15, e segue até o dia 22.
Nesta terça-feira, 16, logo cedo, a partir da 7h da manhã, horário de Xapuri, ocorreu a caminhada solene, que saiu da Casa de Chico Mendes ao túmulo do líder seringueiro. Momento tradicional de forte simbolismo e emoção.
Ao longo da semana, Xapuri terá exibições do Cine Juruá, debates com juventudes e, no dia 18, a Imersão na Resex Chico Mendes pela trilha que leva o nome do sindicalista (única atividade com inscrição prévia).
A partir do dia 19, a programação segue para Rio Branco, com oficinas de segurança digital e inteligência artificial no Sesc Centro, sessões de cinema e debates. O encerramento, no dia 22, data dos 37 anos do assassinato de Chico Mendes, traz a mesa “Direitos Humanos e Justiça Climática” no Museu dos Povos Acreanos e, à noite, o ato “Legado de Luz”, na Praça Povos da Floresta.
E hoje, no Viva Maria vamos ouvir a atriz Lucélia Santos, que em 1988 esteve no Acre, a convite do próprio Chico Mendes, para uma entrevista sobre a história de luta do ambientalista. Trechos da longa conversas em 2023 foram apresentados no espetáculo “Vozes da Floresta – Chico Mendes Vive” que conta a história de resistência do movimento dos seringueiros acreanos a partir da trajetória de Chico Mendes. Lucélia nos conta como foi o encontro com Chico e como nasceu o espetáculo que inclusive voltou aos palcos na COP30, em Belém.

Mara Régia – apresentadora do Viva Maria , .
Fonte: Agencia brasil EBC..
Tue, 16 Dec 2025 07:10:00 -0300

