Mundo Tech

PlayStation 5 tem tamanho avantajado para compensar calor maior, diz executivo




PlayStation 5 tem tamanho avantajado para compensar calor maior, diz executivo - 1

Um dos pontos mais altos da revelação do PlayStation 5, feita pela Sony em transmissão ao vivo no último dia 11, foi o design do console: alguns aprovaram o visual futurístico e a mudança estética escolhida pela Sony para sua próxima geração de consoles, enquanto outros mostraram insatisfação com seu porte agressivo e seu tamanho avantajado.

O vice-presidente de Design de Experiência de Usuário da Sony, Matt MacLaurin, esclareceu dúvidas posicionadas por alguns usuários no LinkedIn, destacando uma que questionava justamente o tamanho do próximo grande trunfo da Sony e, segundo o executivo, isso tem uma serventia prática: dissipação de calor.

“Estou muito impressionado com esse design”, disse um usuário na thread. “Entretanto, nos tempos atuais, as pessoas buscam por mais portabilidade e conveniência. A performance do PS5 parece ser espetacular. Por que fazer esse novo produto de forma mais agressiva e maior?”


CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

PlayStation 5 tem tamanho avantajado para compensar calor maior, diz executivo - 2
(Imagem: Divulgação/Sony)

“Temperatura”,respondeu MacLaurin. “Essa geração é, basicamente, um supercomputador. Ainda que o processador de 7 nanômetros entregue um desempenho espetacular de aquecimento para a sua capacidade, o calor é bem extremo. Essa tecnologia ainda é bem nova e ela dispensa muito calor, então precisamos de espaço para dissipá-lo”.

O processador do PlayStation 5 é um Custom Zen 2 da AMD, que faz parte da nova linha da fabricante que será lançada no final deste ano. A palavra “custom” quer dizer que a Sony, segundo o engenheiro-chefe da Sony, Mark Cerny, trabalhou com a AMD para personalizar o hardware especificamente para o videogame, retirando e adicionando características conforme a necessidade. A CPU contará com oito núcleos Zen 2 rodando a 3,5 GHz — esse clock, porém, será variável.

Já para processamento gráfico, o PlayStation 5 contará com uma GPU personalizada da AMD de arquitetura RDNA 2, também ainda a ser lançada pela fabricante. No total, serão 10,28 teraflops, com 36 CUs de frequência variável até 2,23 GHz. O aparelho também terá 16 GB de memória RAM GDDR6/256-bit, além de leitor de Blu-ray compatível com 4K. Isso, fora o disco de estado sólido (SSD).

O PlayStation 5 tem previsão para lançamento entre outubro de dezembro de 2020.

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..