Mundo Tech

Portugal é o mais novo país a criar sua própria agência espacial nacional




Portugal é o mais novo país a criar sua própria agência espacial nacional - 1

O país que colonizou o Brasil e nos deu como herança o idioma português acaba de se tornar a mais recente nação a criar uma agência espacial nacional. A sede da Portugal Space, como a agência foi chamada oficialmente, ficará na Ilha de Santa Maria, no arquipélago dos Açores.

A região também irá, em breve, receber o primeiro espaçoporto de Portugal, além de uma nova infraestrutura para rastreamento e monitoramento de satélites. A agência espacial portuguesa pretende começar a lançar pequenos satélites ao espaço a partir dali até o ano de 2021. Além da construção do novo espaçoporto, a agência espacial portuguesa também tem planos iniciais de construir um novo foguete sustentável que será lançado a partir das novas instalações, e a agência considera permitir que empresas privadas, como a Virgin Galactic e a Sierra Nevada Corporation, também usem o novo espaço para seus futuros voos de turismo espacial.

Os Açores foram escolhidos por terem “uma posição geoestratégica particularmente adequada para a instalação e operação de uma estrutura espacial no lançamento de satélites”, de acordo com Manuel Heitor, ministro da ciência, tecnologia e ensino superior do país. A Ilha de Santa Maria já acomoda uma das estações de rastreio da ESA (a agência espacial europeia), que conta com um telescópio de 5,5 metros capaz de monitorar foguetes lançados a partir do território europeu e é capaz de fazer a comunicação entre uma espaçonave e controladores terrestres.


Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.

Portugal é uma das nações que faz parte da ESA (desde o ano 2000), e com a criação da Portugal Space o país continuará a trabalhar com a agência espacial europeia à medida em que faz associações com instituições de pesquisa de outras partes do mundo. O país enfatiza que colaborações internacionais e parcerias com o setor espacial privado serão fundamentais para o sucesso da nova agência.

Em todo o mundo, mais de 70 países têm suas próprias agências espaciais governamentais, mas somente 14 são capazes de construir e lançar foguetes. Outros países que recentemente inauguraram suas próprias agências espaciais foram Turquia e Austrália, no ano passado, enquanto a agência espacial da Nova Zelândia foi lançada em 2016. Nações como Filipinas e Sri Lanka estão, no momento, trabalhando para também criar suas próprias agências espaciais.

Mais:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..