Ciência & Tecnologia Tecnologia

Quais são as principais ferramentas de um antivírus?

Todo usuário de internet sabe que para se proteger de ameaças virtuais é preciso ter um antivírus bom e atualizado no computador, tablet e até mesmo no celular. O programa de segurança bloqueia os arquivos maliciosos e remove os arquivos infectados por trojans, malwares, entre outras ameaças, e é por isso que se torna um item essencial na máquina de todos.

Por causa da grande quantidade de vírus criados todos os dias, esses programas precisam ser constantemente atualizados, além de possuírem ferramentas que garantam a proteção a todo tipo de ataque.

Mas afinal, quais são as principais ferramentas de um antivírus?

Os antivírus em geral encontram, bloqueiam e eliminam os programas maliciosos de uma máquina. Eles servem como vacina e remédio para os arquivos no sistema do aparelho. As aplicações mais comuns dos programas de segurança são:

Varredura

Toda vez que você usa um computador, tablet ou celular está abrindo, mesmo que sem querer, uma porta de entrada para criminosos virtuais e programas maliciosos. Alguns arquivos podem ser corrompidos, gerando uma série de problemas para os usuários. A varredura ou escaneamento em um antivírus é a busca que o programa de segurança faz para encontrar arquivos suspeitos.

Uso: É recomendado fazer a varredura completa ao menos uma vez por semana. Além disso, é importante deixá-lo ativo, pois a maioria dos antivírus fazem esse escaneamento instantaneamente, enquanto o usuário navega na internet ou executa programas e arquivos.

Firewall

Outra aplicação bastante interessante é o “firewall”, (parede de fogo, em tradução livre), que barra ataques externos nas máquinas. Ele funciona como um filtro de proteção em tempo real, e impede que crackers entrem no sistema. Um firewall também ajuda a impedir que malwares (programas que causam danos às máquinas) saiam do dispositivo e infectem outros usuários.

Uso: Deixe a ferramenta sempre habilitada.

Antispam

Essa ferramenta permite ao usuário um melhor controle em relação aos e-mails recebidos. Grande maioria das mensagens nas caixas de e-mails são spams, ou seja, mensagens enviadas em massa com o objetivo de atingir o maior número de usuários possíveis, e quase sempre são indesejadas. Além disso, spams podem servir para praticar o phishing (uma fraude que usa emails, sites e mensagens parecidas com as verdadeiras para roubar informações dos usuários).

Uso: Configure o antivírus para agir de forma efetiva nas contas de e-mails em seu computador.

LEIA MAIS

+ Como funciona um antivírus no computador

+ O que fazer quando a sua senha de e-mail for roubada?

Atualizações

Os antivírus precisam ser atualizados constantemente para poder combater os vírus mais recentes. Os melhores antivírus oferecem aos usuários novas atualizações capazes de deixar a máquina mais seguras das ameaças virtuais.

Uso: Habilite as atualizações automáticas ou tenha o costume de atualizar sempre o antivírus. Lembrando que para fazer atualizações, é preciso estar conectado à internet.

Controle de Navegação

O controle de navegação, geralmente usado por pais, bloqueia palavras-chave, imagens e sites impróprios, identifica conteúdos de nudez e restringe por senha o acesso a conteúdos adultos. Além disso, é possível definir quais horários o computador terá acesso à internet e monitora conversas em bate-papos. É uma excelente ferramenta para quem tem crianças e jovens em casa.

Uso: É preciso configurar quais são as atribuições que você deseja que o antivírus execute, já que casa usuário tem uma necessidade diferente.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças on-line mais recentes. Para mais informações, acesse o site http://www.mcafee.com/br e fique atento às dicas de segurança na internet no Mundo Positivo.


Talvez você também goste