Ciência & Tecnologia

Quanto tempo dura uma bateria de 6 células?

Se notebooks fossem carros, a bateria seria o seu tanque de combustível. Agora, quanto isso representa em termos de horas de uso?

Não existe uma resposta exata para essa pergunta, já que, assim como acontece nos carros, tudo depente da maneira como o seu condutor dirige. Ou seja, se ele costuma andar muito de cá para lá, pisando fundo no acelerador, seu tanque vai durar menos do que o de outro que use menos o carro durante a semana e ande mais devagar. No nosso caso, quanto mais utilizarmos o portátil com aplicações que exijam bastante do processador, a autonomia da bateria diminuiria no mesmo ritmo.

E do mesmo modo que muitos veículos dispõe de tanques maiores para carregar mais combustível, a estratégia adotada pelos fabricantes de PCs para aumentar a automonia de seus portáteis é aumentar o tamanho de suas baterias e daí vem o conceito de células, que nada mais é do que um certo número de pilhas recarregáveis montadas dentro de um módulo que conhecemos como bateria do notebook.

Assim uma bateria de três células = três pilhas, seis células = seis pilhas e assim por diante…


Podemos concluir que uma bateria com mais células ofereceria uma autonomia maior que um modelo com menos células, mas isso não significa que um portátil equipado com uma bateria de seis células ofereceria o dobro da autonomia do mesmo modelo com apenas três células, já que isso varia de acordo com a configuração do sistema e maneira como ela é usada.

Observe porém que quanto maior o número de células maior o volume e peso a ser carregado pelo usuário e que nem sempre cabem dentro do computador o que faz com que algumas baterias de maior autonomia literalmente saltem pra fora do gabinete formando ressaltos, calombos e coisas do tipo. Para ter uma idéia do que estou falando, imagine um carro popular com um tambor de gasolina fixado na porta traseira ou fixado no teto.

Sob esse ponto de vista, a melhor referência que usuário pode encontrar de autonomia virá do próprio fabricante que costuma informar a autonomia de cada modelo com sua bateria padrão com um certo número de células emesmo assim, trata-se de uma referência não uma verdade absoluta.


Talvez você também goste