Mundo Tech

Que tipo de conteúdo seus filhos estão acessando na internet?




Por Rodrigo Paiva*

Quando as crianças e adolescente começam a utilizar a internet, todo cuidado é pouco. O universo online oferece acesso a uma série de conteúdos de diversos tipos e para diferentes faixas etárias. Para evitar que os pequenos se deparem com imagens, vídeos ou textos inapropriados, foram criados os softwares de controle parental.

Por meio deles, é possível monitorar a navegação, bloquear sites e restringir conteúdos que sejam inadequados para as crianças e que de alguma forma possam ser uma ameaça para os menores de idade. Com essa ferramenta que verifica e gerencia como os filhos utilizam a internet, os pais conseguem definir o tempo que as crianças podem gastar online, quais jogos tem permissão para acessar, com que tipos de chat podem interagir, controlar o uso das redes sociais e também impedir que determinados downloads sejam realizados.

Essa é uma forma de garantir que a navegação seja mais segura e que não traga problemas e riscos ao desenvolvimento das crianças. O Google e o YouTube são dois sites que possuem a ferramenta de controle parental. Além deles, uma outra forma de controlar o acesso online é por meio de roteadores inteligentes.

Por meio de configurações nestes roteadores, aliás, os adultos responsáveis podem estipular o tempo e o tipo de conteúdo que pode ser acessado pela criança. Há roteadores que oferecem proteção para todos os dispositivos conectados, prevenindo contra vírus e ameaças on-line, uma vez que alerta sobre sites arriscados e ajuda a evitar downloads perigosos e ataques de phishing. Além disso, fornecem também relatórios com informações referentes à navegação, como a lista dos sites visitados, os horários e com quem as crianças interagiram, por meio dos nomes e e-mails vinculados às páginas acessadas.

Na era digital a segurança virtual é fundamental, pois boa parte das crianças passa longos períodos conectados à internet. A pesquisa da TIC Kids Online Brasil mostrou que 71% dos usuários de 9 a 17 anos acessam a internet mais de uma vez por dia, sendo 38% para jogar, 73% para acessar as redes sociais e se comunicar e 52% para baixar músicas ou filmes. Durante esse uso, a internet pode se tornar um poderoso portal para difusão de informações perigosas e que podem provocar riscos aos menores de idade, como visto em casos recentes, por isso o controle parental se mostra tão importante.

*Rodrigo Paiva é Gerente de Marketing e Produto da D-Link, fabricante da Linha Exo

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..