Mundo Tech

Realidade aumentada ajuda usuários a identificarem medidas de isolamento social

Realidade aumentada ajuda usuários a identificarem medidas de isolamento social - 1

Realidade aumentada pode ser a nova ferramenta para colaborar com a segurança em tempos de isolamento social. O Google está testando um programa experimental que mostra, pela tela do smartphone, um círculo de dois metros no chão, indicando a distância ideal em público para evitar contágio do novo coronavírus.

A ideia é simples. O app projeta na superfície um círculo em redor do usuário, indicando que aquela distância representa dois metros do smartphone. Com isso, a pessoa consegue calcular corretamente o distanciamento necessário em público.

A plataforma se chama Sodar e usa a tecnologia WebXR, a qual permite incluir realidade aumentada através do Chrome. Com isso, é preciso ter o navegador do Google instalado no seu aparelho Android para usar a ferramenta (ela não é compatível com iOS).


Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!

Para testar a ferramenta, basta ir à página do Sodar pelo Chrome. Ao iniciar a ferramenta, a câmera do dispositivo é aberta projetando o círculo no chão. O Canaltech testou o mecanismo (em casa, claro) e verificou que funciona facilmente. Contudo, o navegador do Google é mandatório e mesmo nos baseados em Chrome, como o Opera, a plataforma não abre.

Realidade aumentada ajuda usuários a identificarem medidas de isolamento social - 2
Reprodução/Canaltech

Vale lembrar que o distanciamento de dois metros é recomendado somente para quando você precisa sair às ruas. Caso você tenha a possibilidade de permanecer em casa, a recomendação de isolamento doméstico.

 

Fonte: Canaltech