Mundo Tech

Se você perdeu o eclipse lunar, não deixe de se maravilhar com estas imagens

Nesta madrugada, entre domingo (20) e segunda (21), aconteceu um eclipse lunar total que foi visível em todo o Brasil. Este eclipse foi particularmente especial por acontecer durante uma Superlua, momento em que nosso satélite natural está em sua máxima aproximação com a Terra, parecendo ainda maior e mais brilhante no céu noturno. Ainda, o eclipse proporcionou a chamada Lua de Sangue, com a Lua ficando em tons de vermelho e laranja durante o fenômeno. Este foi o único eclipse lunar total de 2019.

E como muitas pessoas não puderam testemunhar este eclipse para lá de especial (seja porque precisaram dormir cedo, ou porque o céu estava nublado, impedindo a visualização da Lua), separamos algumas imagens belíssimas do fenômeno para você se maravilhar:

A bandeira dos Estados Unidos desfocada à frente da Lua durante o eclipse (Foto: David Ake/Associated Press)

Eclipse em andamento (Foto: Brendan Smialowski/Agence France-Presse/Getty Images)

A lua eclipsada acima de Argos, na Grécia (Foto: Petros Giannakouris/Associated Press)

A Lua de Sangue em Colônia, na Alemanha (Foto: Thilo Schmuelgen/Reuters)

A lua avermelhada acima de uma escultura na Bélgica (Foto: Yves Herman/Reuters)

Fotografia tirada com um telescópio durante o pico do eclipse lunar (Foto: Johnny Horne/AP)

A lua durante o eclipse acima de um castelo na Hungria (Foto: Peter Komka/EPA)

Aqui vemos o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, à frente da lua eclipsada (Foto: Ricardo Moraes/Reuters)

Abaixo, o fotógrafo explica que a composição traz a Lua registrada na mesma noite, com a mesma câmera, com apenas algumas horas de diferença:

E, para fechar, um vídeo em timelapse de brinde:

O próximo eclipse lunar que acontece em 2019 será no dia 16 de julho, mas não será total como este de janeiro, sendo apenas parcial e visível da América do Sul, Europa, África, Ásia e Austrália. Ele também não acontecerá durante uma Superlua. Além dos eclipses lunares, o ano de 2019 também nos reserva um eclipse solar, que acontecerá no dia 2 de julho e será visível de maneira parcial em algumas cidades do Brasil, com início às 17h11 (horário de Brasília) e pico às 17h49.

Fonte: Canaltech


Talvez você também goste