Mundo Tech

Snapdragon 8 Gen 2 ganha provável data de lançamento no fim do ano

Snapdragon 8 Gen 2 ganha provável data de lançamento no fim do ano - 1

Mesmo que o Snapdragon 8 Plus Gen 1 tenha sido apresentado há apenas algumas semanas, a Qualcomm já divulgou uma data para o provável lançamento do Snapdragon 8 Gen 2. Isso porque a empresa marcou seu evento anual Snapdragon Tech Summit para os dias 14 a 17 de novembro, sendo justamente este evento o palco dos principais anúncios da marca para o ano seguinte.

Snapdragon 8 Gen 2 ganha provável data de lançamento no fim do ano - 2
Snapdragon 8 Gen 2 deverá ser lançado em novembro (Imagem: Reprodução/Qualcomm)

O evento costuma servir para a Qualcomm mostrar suas novidades em plataformas mobile, especialmente as voltadas para celulares topo de linha. Entretanto, chipsets para PCs e outros tipos de dispositivos também poderão aparecer durante os quatro dias de conferências.

Snapdragon 8 Gen 2: o que esperar?

Detalhes sobre o Snapdragon 8 Gen 2 não foram confirmados até o momento, mas é provável que ele ganhe diversas otimizações em performance de CPU, desempenho gráfico e eficiência energética. Mesmo assim, ele deverá manter a litografia de 4 nm da TSMC vista no Snapdragon 8 Plus Gen 1.


Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!

Por outro lado, rumores prévios já apontaram que sua composição estrutural poderá ter muitas mudanças, com uma nova organização em quatro clusters de configuração 1 + 2 + 2 + 3. Para efeito de comparação, o Snapdragon 8 Plus Gen 1 funciona com grupos de 1 + 3 + 4 núcleos.

Além disso, o chipset deverá trazer uma alternância entre gerações de núcleos, em que as maiores frequências seriam responsabilidade do Cortex-X3 e Cortex-A720, ainda não revelados, sendo o conjunto completado com os já conhecidos Cortex-A710 e Cortex-A510 para eficiência energética.

Snapdragon 8 Gen 2 ganha provável data de lançamento no fim do ano - 3
Evento Summit deverá trazer plataformas para diferentes dispositivos (Imagem: Wallace Moté/Canaltech)

No mais, a GPU do processador deverá ser a nova Adreno 740, que não teve detalhes técnicos revelados até o momento. Porém, é provável que a Qualcomm implemente reduções no consumo de energia, já que um grande salto de desempenho foi alcançado na geração atual.

O Snapdragon 8 Gen 2 também deverá trazer o novo modem X70 5G, com intensificação no uso de inteligência artificial para redução de latência e gerenciamento de faixas de frequência. Tal característica poderá ser especialmente útil na conectividade com ondas mmWave, que são mais sensíveis a bloqueios físicos ou maiores distâncias do ponto de conexão.

Caso a Qualcomm opte por manter estratégias semelhantes a anos anteriores, o Snapdragon 8 Gen 2 será a primeira novidade apresentada no Summit, logo no dia de abertura do evento. Até lá, mais detalhes sobre a plataforma podem ser vazados.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech