
(Foto: Reprodução)
Os games parecem um bom escape para este momento de quarentena por conta da COVID-19, causada pelo novo coronavírus. Tanto Valve quanto Microsoft já se pronunciaram relatando aumento no número de jogadores em suas plataformas na medida em que países adotam reclusão para conter a pandemia.
No Twitter, o Steam Database informou que o Steam bateu recorde de jogadores simultâneos online em um dia. O registro aconteceu no último domingo (15), quando mais de 20 milhões se conectaram à plataforma ao mesmo tempo. Destes, 6,2 milhões estavam efetivamente jogando algum título. “Provavelmente, por conta de muita gente estar em casa em função do coronavírus”, disse o perfil reservado a informar dados da plataforma.
#Steam has just reached a new concurrent online user record of 20 million, with 6.2 million currently in-game, likely due to many people staying at home due to the #coronavirus.https://t.co/bzLMfMOJvD#COVID19
–
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!
–— Steam Database (@SteamDB) March 15, 2020
Na ocasião, Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) também registrou recorde, passando da marca de 1 milhão de jogadores simultâneos. Pelo Steam Database, o pico foi de 1.024.845 pessoas jogando o game ao mesmo tempo.
Isso faz de CS:GO o terceiro game com maior número de jogadores registrados na história do Steam. O primeiro colocado é Player Unknown’s Battlegrounds (PUBG), com pico de 3,2 milhões de jogadores simultâneos, seguido de Dota 2, com 1,2 milhão.
Além da Valve, outra empresa também está vendo seus números crescerem recentemente. Phil Spencer, chefe da divisão Xbox na Microsoft, também utilizou o Twitter para comentar o crescimento do número de jogadores online no Xbox Live.
“É tocante escutar que há várias pessoas usando os jogos para se conectarem neste momento. Jogar é fundamental para as necessidades humanas. Estou orgulhoso de fazer parte de uma indústria que pode oferecer escapismo e diversão neste momento. Se cuidem”, disse o executivo.
It’s heartening to hear from so many people using gaming as a way to stay connected during these times. Play is a fundamental human need. Proud to be part of an industry that can offer escape and fun right now. Stay safe. https://t.co/1TOjzYLHeD
— Phil Spencer (@XboxP3) March 15, 2020
Em resposta a um usuário na rede social, ele disse que houve aumento de demanda.
“A utilização está aumentando em quase tudo. Obrigado aos times de operações e TI em todas as companhias que estão trabalhando duro para manter tudo rodando macio mesmo com tudo acontecendo em volta deles”, completou Spencer.
Yea, usage is up on almost everything. Thanks go out to all the Ops/IT teams at all the companies that are working hard to keep everything running smoothly with all going on around them.
— Phil Spencer (@XboxP3) March 15, 2020
Também no último domingo, o Xbox Live ficou offline, provavelmente por conta de um alto número de jogadores. Além disso, a empresa lançou, nó último dia 11, Ori and The Will of Wisps, game que está entre os mais populares no momento no console.
Alguns países como Espanha e Itália já foram colocados em quarentena, com governos pedindo que a população não saia de casa. Aqui no Brasil, embora ainda não haja uma medida nacional, muitas empresas em São Paulo, Rio de Janeiro e outros grandes centros urbanos pediram que funcionários, se possível, trabalhem de casa. Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem 200 casos registrados, sem nenhuma morte até o momento.
Fonte: Canaltech