Ciência & Tecnologia

Tem certeza que a sua conexão na Internet é privada?

Divulgação

Depois das revelações de Edward Snowden o mundo nunca mais foi o mesmo. A informação de que muitos governos espiavam usuários foi recebida com surpresa no Brasil e um pouco por todo o mundo. Aqui no Brasil existiram muitas revelações a fazer, além da espionagem feita à jornalista Sonia Birdi. Passaram mais de 5 anos das revelações… e o que mudou?

A Internet está mais segura. Projetos como o Let’s Encrypt, para distribuir certificados digitais para todos os websites grátis conquistou as hospedagens de sites de todo o mundo, os DNS (pequenos registros que indicam a você qual o IP de um site, para você o poder acessar no seu browser) estão mais seguros e foram criados serviços sem “logs” e ferramentas para Chrome e Firefox como o HTTPS Everywhere asseguram uma conexão segura entre o seu browser.

Mas será suficiente?

Não é suficiente. Mas é um começo. Se sua privacidade é importante para você, nomes como VPN e Tor Browser têm que passar a ser conversa diária na sua cultura de acesso à Internet. Saiba tudo sobre VPN e o Tor com a nossa explicação simples e objetiva:

O que é uma VPN

VPN significa Virtual Private Network ou Rede Privada Virtual em Brasileiro. A VPN permite a você se ligar a um servidor que vai passar todo o tráfego por outro servidor de forma cifrada, ou seja, impossível de algum usuário que queira espiar você conseguir “ler” o seu tráfego e saber o que você está fazendo.

A utilização de uma VPN é também um bom método para proteger a segurança de um site. Se você tem um site protegido por usuário e senha, pode adicionar um segundo fator de autenticação, usando uma VPN para que apenas aquele sue IP (o IP da VPN) possa acessar. Assim mesmo que alguém saiba sua senha, nunca vai conseguir entrar seu estar conectado com a sua VPN.

Uma VPN é também muito útil para acessar conteúdos restritos como por exemplo Netflix. Se você tiver uma VPN com acesso a um IP dos Estados Unidos, você consegue ver o Netflix dos Estados Unidos, que é muito mais completo do que o que é disponibilizado no Brasil.

Como funciona o Tor Browser

O Tor Browser é um protocolo desenvolvido há muitos anos pelo Governo dos Estados Unidos. Mas esse protocolo foi adaptado e melhorado pela equipa do Tor, que criou um browser para você surfar a Internet de forma anónima. Ele se liga a vários pontos do globo cifrando sua conexão e impedindo o seu rastreamento.

Com o Tor Browser pode também aceder a Deep Web, uma parte da Web apenas acessível na rede Tor e onde você pode encontrar muitos sites obscuros.

Você ainda usa o WhatsApp?

O WhatsApp é muito popular no Brasil, mas a sua encriptação vem de um outro software, chamado Signal. É um app de mensagens muito menos popular que o WhatsApp mas muito mais segura, onde você pode comunicar com mais segurança, apagar mensagens ao fim de algumas horas (sei deixar rasto) ou cifrar a caixa de mensagens com uma senha para que ninguém consiga ler elas.

Aproveite a privacidade que todas estas ferramentas oferecem a você e mantenha sua conexão segura.