Ciência & Tecnologia

Tim Cook lembra os 60 anos de Steve Jobs; veja a trajetória




Na terça-feira (24), dia em que Steve Jobs comemoraria 60 anos de idade, o atual presidente-executivo da Apple lembrou-se de seu amigo e colega de empresa.

Em um post no Twitter, Tim Cook postou uma foto do co-fundador da empresa, morto em 2011, aos 56 anos.

“Relembrando Steve, que faria 60 (anos) hoje. ‘O único modo de fazer um ótimo trabalho e fazer aquilo que você gosta”, publicou Cook ao recordar-se de uma frase do amigo.

Antes de se tornar CEO da Apple, Tim Cook foi diretor operacional da empresa durante a segunda gestão de Jobs, entre 1997 e 2011.

História de Jobs
Steve Jobs fundou a Apple em 1976. Ao lado de Steve Wozniak eles inventaram o computador pessoal Apple I. Porém, a empresa começou a fazer sucesso nos anos 1980, e ficou conhecida na época por fazer frente a IBM.

Antes de fundar a Apple, ele teve uma breve passagem pela Atari em 1974. Steve Jobs trabalhou para juntar dinheiro e viajar para a Índia, com intuito de encontrar-se espiritualmente. Na época, ele experimentou drogas como o LSD, além de fazer “dietas do muco”, em que consistia em poucos banhos e alimentar-se apenas com produtos orgânicos.

Durante sua primeira passagem na Apple, seu comportamento temperamental marcou parte de sua história, chegando a causar divisões nas equipes que construíam os computadores Macintosh e Lisa II.

Em 1985, após uma série de revezes e brigas internas, Jobs foi demitido do comando pelo CEO da empresa, John Sculley.

Após sua saída da Apple, Steve Jobs fundou a fabricante de PCs Next e a empresa de filmes com desenhos gráficos Pixar. Em 1997, após o retorno de Jobs à Apple, a Next foi absorvida pela empresa. E em 2006, a Pixar foi vendida para a Disney, com Jobs tornando-se o principal acionista singular da gigante do entretenimento, com 7% das ações da companhia do Mickey.

Com seu retorno à Apple, Jobs procurou focar na inovação tecnológica. Renovou a divisão de computadores pessoais, primeiro com o iMac depois com o Mac e o Macbook. Em seguida, reviveu a indústria fonográfica com o lançamento do iPod.

Deu novo sentido aos celulares criando o smartphone iPhone e um de seus últimos focos foi o consagração do tablet iPad.

Mesmo após sua morte, o legado de Steve Jobs ainda continua na Apple e na tecnologia. A empresa vale hoje US$ 700 bilhões e têm investido na aquisição de novas companhias e em novos setores, como a automação de casa, saúde, bem-estar.

Continua após a publicidade..