Ciência & Tecnologia

TVs do futuro poderão ser esféricas




As TVs do futuro poderão ter telas esféricas, como revela um protótipo exibido na feira mundial de eletrônica CES de Las Vegas.

Concebida especialmente para vídeos em 360 graus, a nova TV surge de uma associação entre as empresas francesas Ateme e Kolor, especializadas em programas de vídeo e montagem de imagens, a britânica Pufferfish Displays, que fabrica o módulo de projeção esférico, e o grupo tecnológico finlandês Finwe.

Já é possível ver vídeos de 360 graus em uma TV comum ou em um tablet, mas a televisão esférica dá a isto uma nova dimensão, que “pode enriquecer a experiência de um show ou de um evento esportivo”, disse Mike Antonovich, responsável da Ateme para o continente americano.

“Pode ser vista de diversos ângulos, em um show podemos estar entre o público e depois no meio da banda”.

A esfera agrega um elemento interativo, diz Geoff Kell, da Pufferfish, que “também terá um grande valor como ferramenta para a visualização dos dados” para pesquisa.

As imagens em 360 graus já são utilizadas, há vários anos, em serviços como o Google Maps, mas a Ateme destaca que é muito mais difícil observá-las nas TVs comuns.

Continua após a publicidade..