Mundo Tech Tecnologia

Twitter admite que um bug revelou publicações de contas privadas no Android

O Twitter admitiu a ocorrência de um bug em seus sistemas que estaria revelando, publicamente, o conteúdo de tweets de contas privadas em aparelhos com sistema operacional Android. Segundo a empresa, a falha foi corrigida em 14 de fevereiro e usuários afetados foram informados sobre o problema logo em seguida.

A falha entrava em ação quando um usuário que fizesse uso do recurso “Proteja seus Tweets” (aquele cadeado que garante que seu perfil no Twitter somente será visualizado por quem foi autorizado a te seguir) fazia algum tipo de alteração nas configurações de sua conta, como alterar o e-mail de remetente em seu cadastro. Ao fazer isso, o recurso era desligado sem que o usuário percebesse ou autorizasse.

O que é digno de se ressaltar é o tempo em que isso vem acontecendo: o Twitter disse que usuários podem ter sido afetados entre 3 de novembro de 2014 e 14 de janeiro de 2019 — pouco menos de cinco anos. O erro da empresa tem um tamanho considerável e, em países do continente europeu, por exemplo, isso pode render ações legais por causa da General Data Protection Regulation, a legislação de proteção a dados de usuário vigente no Velho Continente.

Diz a empresa que só consegue notificar usuários cujas contas ela conseguiu confirmar algum impacto decorrente do bug, mas não possui uma lista completa de quantas ou quais contas são essas. Por isso, diz ser impossível trazer uma estimativa de usuários afetados.

Vale o alerta, então: se você tem um dispositivo Android pelo qual usa o Twitter, verifique as suas configurações de segurança. Mais além, caso você faça uso do recurso ‘Proteja seus Tweets” e ainda assim está recebendo notificações de novos seguidores sem a sua autorização direta, então é seguro dizer que sua conta é uma das afetadas.

Fonte: Canaltech


Talvez você também goste