Mundo Tech

Uber testa nos EUA exibir rotas de transporte público em seu aplicativo




A Uber começa a testar uma nova ferramenta em seu aplicativo nos Estados Unidos. Usuários de Denver já começam a receber uma nova “modalidade” de transporte no app. A Uber, nesta cidade, agora também mostra opções de transporte público, junto com suas ofertas de corridas particulares.

Quando uma pessoa buscar por um trecho, o programa vai mostrar um novo ícone, acima dos outros já conhecidos, com o nome de Transit. Não que a empresa esteja ofertando seu próprio sistema de transporte público, como ônibus e metrô: a proposta é que o usuário consiga ver o trajeto de meios públicos de transporte usando o próprio aplicativo da Uber, decidindo, por ali, se compensa mais ir de ônibus ou se chamar um Uber é mais interessante.

App mostrando rotas de forma similiar ao Moovit (Foto: Divulgação/Uber)

Assim, ao clicar nesta opção, o programa mostra quais as rotas possíveis de transporte público, horário estimado de chegada e também o preço que este trajeto poder exigir no total, tudo em comparação com seus serviços.

O time responsável por este setor na empresa informa que a proposta é desencorajar as pessoas a usarem seus carros pessoais, mesmo que isso signifique usar outros tipos de veículos como bicicletas, patinetes, ônibus, trens e metrôs. Contudo, a empresa já mostrou interesse em ser o programa centralizados de todos os modelos de transporte.

Um estudo recente da Universidade de Kentucky levantou uma polêmica sobre impacto de aplicativos de transporte na utilização de modelos públicos. Segundo o levantaḿento, desde a o lançamento de apps como Uber e Lyft no país, o número de usuários de transporte sobre trilhos caiu 1,29%, enquanto para o ônibus a queda foi de 1,7%. Assim, esta também pode ser uma forma de estimular os usuários a optarem por meios públicos.

Como funciona

De forma parecida com outros programas, como Moovit e Citymapper (ou até mesmo as indicações do Google Maps), o app da Uber vai mostrar em tempo real, caso o usuário esteja conectado à internet, as linhas de ônibus e trem/metrô que levam ao destino que o desejado. Aliás, o time da Uber informa que todo banco de dados é fornecido como cortesia pelo Moovit.

A proposta ainda é que, em algumas semanas, usuários de Denver possam comprar passagens de transporte público pelo app da Uber, por conta de uma parceria com a empresa de passagens Masabi.

Passagem integrada ao app da Uber (Foto: Divulgação/Uber)

A novidade ainda está funcionando em caráter de testes, e por enquanto não há previsão de expansão para outros mercados.

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..