Tecnologia

Use um filtro de luz azul no smartphone e durma melhor

Muitos tem o hábito de ler na cama antes de dormir, e com o advento de smartphones e tablets cada vez mais fazemos isso em uma tela brilhante em vez de um pedaço de papel impresso. O problema é que as telas emitem uma grande quantidade de luz azul, justamente o tipo que reduz os níveis de um hormônio chamado melatonina, que regula o sono e o ritmo circadiano do corpo. Ou seja, ler no smartphone antes de dormir pode prejudicar o sono e “desregular” nosso relógio interno, o que pode causar impacto na saúde como um todo. Uma forma de evitar o problema é usar um filtro de luz azul.

Este é um recurso de software que modifica a forma como as cores são exibidas na tela, reduzindo a quantidade de luz azul emitida. Dentre os smartphones da Quantum, o filtro de luz azul está disponível apenas no Quantum FLY. Veja como ativá-lo.

Ativando o filtro de luz azul no Quantum FLY

Para ativar o filtro de luz azul basta deslizar dois dedos do topo para o meio da tela e ativar a opção Modo Noturno no painel de configurações rápidas. Imediatamente você vai notar que a imagem parece um pouco mais “amarelada”, o que significa que o filtro está funcionando.

No Quantum FLY, toque na opção Modo Noturno para ativar o filtro de luz azul.
No Quantum FLY, toque na opção Modo Noturno para ativar o filtro de luz azul.

Agora basta ler à vontade sem medo de que seu sono seja prejudicado. E quando você terminar de ler e decidir dormir, basta desligar o filtro.

Uma alternativa para todos os smartphones

Twilight: um filtro de luz azul que funciona em qualquer smartphone Android.
Twilight: um filtro de luz azul que funciona em qualquer smartphone Android.

Uma alternativa ao Modo Noturno do Quantum FLY que funciona em todos os smartphones Android é o Twilight, um app gratuito no Google Play. Ele funciona de forma similar, modificando as cores na tela, mas pode ser programado para fazer isso automaticamente e de forma gradual ao longo do dia, para que a mudança seja menos súbita. E o app também pode controlar o brilho da tela, evitando que seja excessivo para um determinado horário.


Talvez você também goste