Mundo Tech

Usuários negativam games da série Metro em protesto contra exclusividade




Fãs da franquia Metro estão bombardeando as páginas dos games anteriores da saga na Steam com reviews negativos. A atitude é um protesto contra a recém-anunciada exclusividade do novo jogo da série, Exodus, que chega no dia 15 de fevereiro e, nos PCs, terá distribuição exclusiva por meio da Epic Store.

A notícia da exclusividade veio no começo desta semana, menos de um mês antes da chegada do título às lojas e depois de meses de pré-venda no serviço da Valve. De acordo com a Deep Silver, que age como distribuidora de Metro Exodus, quem adquiriu o game previamente na Steam terá sua compra honrada na mesma plataforma, enquanto, desde 29 de janeiro, o título passa a ser vendido somente pelo marketplace da Epic Games.

A decisão, considerada de última hora, não caiu nada bem entre os jogadores que, de forma a chamar a atenção das empresas envolvidas, decidiram iniciar o chamado “review bombing” nas páginas de dois outros títulos da série, Metro 2033 Redux e Last Light Redux. Apenas nas últimas 24 horas, cerca de quatro mil análises negativas foram registradas nos espaços de ambos os games.

Um tema comum são os xingamentos à Deep Silver e também à própria loja da Epic Games, com direito a gestos obscenos e artes pornográficas criadas a partir dos caracteres usados nas mensagens. Em alguns casos, jogadores disseram que os dois primeiros Metro são bons demais para serem avaliados negativamente, mas, ainda assim, reproduziram os textos de protesto à decisão da distribuidora. Os protestos ainda não conseguiram reverter o total histórico de notas “muito positivas” dos jogos, entretanto.

Usuários da Steam fazem review bombing para protestar contra a exclusividade de Metro Exodus (Imagem: Reprodução/Felipe Demartini)

O grande volume de análises negativas a partir do dia 30 de janeiro fez com que a própria Steam tomasse atitudes. O serviço possui um sistema que detecta um grande fluxo de reviews desfavoráveis e conhece bem esse tipo de atitude, permitindo, então, que os usuários excluam a suposta desfiguração das páginas de jogos exibindo somente os textos publicados antes do início da onda.

A exclusividade de Metro Exodus na loja da Epic Games deve durar pelo menos um ano. Como dito, quem fez a compra antecipada do game por meio da plataforma da Valve terá sua compra honrada por lá, mas, a partir de 29 de janeiro, novas encomendas somente poderiam ser feitas pelo serviço concorrente. Além disso, quem adquiriu as edições especiais do título para PC também receberá um código para o novo marketplace, em vez das chaves para a Steam que haviam sido prometidas originalmente.

O anúncio gerou reações negativas até mesmo da própria Valve, que, em um comunicado colocado na página de Metro Exodus após o anúncio, afirmou que a decisão é “injusta com os consumidores”. A empresa também criticou o aviso dado de última hora, deixando pouco tempo para que a loja informasse a seus usuários sobre a exclusividade.

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..