Ciência & Tecnologia

Veja como localizar um notebook roubado ou perdido

Por Lucas Agrela

Comprar um computador é um investimento: muitas vezes passamos um ano inteiro pagando por ele. Então que tal um programa gratuito que rastrea o seu PC ou notebook para você evitar o transtorno de ficar sem o seu aparelho?


O Prey é um software simples que ajuda a encontrar o seu computador no caso de perda ou roubo. Tudo que você precisa fazer é instalar e criar uma conta grátis no serviço. O programa tem versões para os principais sistemas do mercado (Windows, Android, iOS, Mac OS e Linux). Você pode registrar até três dispositivos gratuitamente, mas se precisar de mais, você assinar um dos planos oferecidos pelo Prey Project.

Como funciona

Sempre que você quiser saber onde o seu notebook, basta acessar o portal, neste link, fazer o login e marcar um aparelho como desaparecido. Feito isso, o site vai exibir uma página de monitoramento sobre a plataforma do Google Maps.

reprodução


Se o seu notebook tiver uma webcam, o Prey também vai tirar fotos de quem estiver usando o seu aparelho sem autorização. A foto aparece na aba “Relatórios” no portal do aplicativo.

Importante: o programa só vai funcionar se o seu notebook não tiver sido formatado e estiver conectado à internet. Sendo assim, uma dica é habilitar um perfil de visitante sem proteção por senha, opção que pode ser ativada na seção “Manage Prey Settings”, dentro da pasta “Prey” no menu iniciar.

Em alguns casos, os antivírus podem identificar o Prey como um falso positivo. Se isso acontecer, será necessário adicionar o programa como exceção no aplicativo de segurança.

sxc.hu
Se você quiser contrar o serviço do Prey para poder cadastrar e rastrear mais de três dispositivos, existem planos básicos por 5 e 15 dólares ao mês para pessoas físicas, e também há planos para empresas. Confira aqui neste link.