Mundo Tech

Verizon está testando serviço de streaming de jogos, segundo imagens vazadas




Imagens obtidas pelo The Verge confirmam que a operadora norte-americana Verizon está testando um novo serviço de streaming de jogos. Voltado para diversas plataformas, desde o PC até o smartphone, o supostamente chamado “Verizon Gaming” se encontra em fase alfa de testes (ou seja, rodando apenas em algumas instâncias da empresa, internamente e longe dos olhares públicos) e pode representar um novo ramo de negócios a ser perseguido pela gigante da telecom.

O que se sabe até o momento é que o serviço vem sendo customizado e colocado à prova em um NVIDIA Shield, com controle do Xbox One. Posteriormente, a Verizon deve mover os testes para smartphones Android. Segundo o site, a empresa vem recrutando jogadores para trabalharem como avaliadores de qualidade, cada um recebendo um gift card de US$ 150, além de serem providos de um NVIDIA Shield, o controle do console da Microsoft e um login de testes.

O logo do serviço de streaming de jogos da Verizon (Imagem: Reprodução/The Verge)

A biblioteca de jogos oferecida em testes possui títulos renomados do mercado de jogos, entretanto alguns da imagem são apenas ícones: God of War não tem versão para PC, por exemplo (Imagem: Reprodução/The Verge)

(Imagem: Reprodução/The Verge)

A primeira fase destas avaliações está prevista para acabar no final do mês de janeiro, e o app já vem pré-instalado em alguns modelos do Shield. A loja faz menção a jogos como Fortnite, Red Dead Redemption 2, God of War, Battlefield V e Destiny 2. Há alguns questionamentos importantes aqui, haja vista de que God of War não tem versão para PC (é uma exclusividade do PlayStation 4, por ser desenvolvido e publicado pela Sony). O mesmo vale para Red Dead Redemption 2, o que nos leva a acreditar que estes são apenas ícones representativos.

De fato, a empresa parece mais focada em refinar a performance para só então se debruçar sobre a biblioteca de ofertas: “Esse trial se concentrará primariamente no desempenho. No futuro, quando avançarmos com o produto, nossa biblioteca contará com a maioria ou todos os jogos mais fortes com os quais vocês já estão habituados — mas, neste ponto, queremos acertar a engine e seus componentes”, teria dito a Verizon aos participantes do programa de testes. Vale citar: a empresa nunca divulgou nem ao mesmo reconhece a existência do Verizon Gaming oficialmente.

Entretanto, há postagens de vagas buscando profissionais específicos para essa finalidade: são muitas posições para “Gerente de Produto em Cloud Gaming” oferecidas em várias localidades dos EUA. A descrição geral das vagas diz: “O Gerente de Produtos de Cloud Gaming será responsável por entregar a próxima geração das experiências de jogos que tire proveito do poder e capacidades das redes de conexão 5G da Verizon”.

(Imagem: Reprodução/The Verge)


Mercado acirrado para 2019

Soluções de streaming para jogos não são exatamente uma novidade e estão bem longe de ser algo muito exclusivo. No já distante 2010, por exemplo, o mundo conheceu a plataforma OnLive, que funcionava no mesmo conceito e morreu em 2015, com seus assets corporativos adquiridos pela Sony. Aliás, a própria Sony opera, em alguns mercados, o PlayStation Now, serviço que funciona em moldes similares.

Basicamente, a grande vantagem do streaming de jogos vem em dois pilares: o primeiro remete a eliminar a necessidade de máquinas mais poderosas — e, consequentemente, bem mais caras — para rodar jogos de última geração com experiência visual e sonora de maior qualidade. O segundo é, por ser um serviço de assinatura, não requer a aquisição direta dos jogos, o que alivia o bolso dos usuários, que pagam uma taxa única para ter acesso a todas as opções disponíveis.

PlayStation Now é um serviço de streaming de jogos que a Sony já veicula em alguns mercados: Microsoft, Google e Amazon são algumas das empresas que prometeram entrar no setor em 2019

A entrada da Verizon promete balançar ainda mais um setor que vem ganhando força para 2019: além do PlayStation Now (da Sony), a Microsoft prometeu, em outubro de 2018, lançar o xCloud em 2019. Mais além, a Amazon estaria com um serviço similar em fase de testes e, finalmente, a Google já revelou o seu Project Stream, que oferece jogos de alto reconhecimento, como Assassins Creed Odyssey, por meio do navegador Chrome.

Há, porém, uma desvantagem: qualquer serviço baseado em computação de nuvem exige uma conexão de internet não apenas estável, porém poderosa. Planos de dados mais robustos tendem a ser mais caros também. Contudo, no caso específico da Verizon, estamos falando de uma empresa que já oferece até mesmo conexão móvel 5G em algumas capacidades, colocando-a como dona de uma infraestrutura mais do que capaz de entregar esse tipo de produto.

Dada a posição da Verizon em não confirmar o serviço em testes, apesar das imagens, é impossível dizer quando ele deve chegar ao mercado. Contudo, podemos especular isso para o ano de 2019, se a empresa quiser competir com as concorrentes logo no início.

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..