Ciência & Tecnologia Tecnologia

Você conhece o WordPad?

O WordPad é um programa parecido com o Microsoft Word, especialmente quando o assunto é realizar tarefas simples, como escrever documentos de texto ele pode ajudar bastante.

Para encontrar o WordPad, procure na pasta “Acessórios” no menu “Iniciar”. O programa é um pequeno processador que oferece recursos básicos de edição e formatação de documentos, o que atenderia a 90 % das necessidades de quem que precisa de algo simples e prático para escrever um documento, abrindo mão de recursos mais elaborados, como gerar mala direta ou documentos colaborativos, executar macro comandos e coisas do tipo.

Um dos grandes atrativos desse programa é que sua interface com o usuário e seu conjunto de comandos básicos é praticamente a mesma do Word, o que facilita, em muito, a vida do usuário que não precisa perder tempo para reaprender a utilizar o WordPad. É carregar o programa e sair usando…

Observe, porém, que se comparado ao Microsoft Word, o WordPad é bastante limitado em termos de compatibilidade de arquivos, já que, ele só consegue abrir arquivos de texto puro (.txt) ou formatos abertos como .ODT (Open Document Text), Office Open XML document (.docx) e o mais antigo deles o Rich Text Format (.rtf). Note que o WordPad não é 100% compatível com o formato nativo do Word (.doc).

Nesse caso, a sugestão é que o usuário grave seus documentos gerados no WordPad somente no formato Rich Text format, um padrão curiosamente desenvolvido pela Microsoft e originalmente concebido para ser um formato multi-plataforma. De fato, ele foi por muito tempo o único tipo de arquivo de texto formatado do Windows que podia ser aberto num Macintosh. Outra vantagem do Rich Text é que ele pode ser aberto em praticamente todas as versões do MS Word/MS Works para Windows, o que facilitaria a sua posterior conversão para o formato .doc e vice-versa, já que o Word também grava arquivos em .rtf obviamente respeitando-se as limitações citadas acima.

Observe, porém , que o WordPad é apenas um processador de textos e não uma suite de aplicações como o MS Office que também conta com outros programas como a planilha eletrônica Excel e o PowerPoint.


Talvez você também goste