Ciência & Tecnologia

Você sabe o que é Dual Boot?

Dual Boot é um sistema que permite utilizar mais de um sistema operacional no mesmo computador. Após a configuração, a lista de opções de sistemas aparecerá logo após a inicialização.

É possível instalar por exemplo, o Windows e o Linux no mesmo PC e fazer com que os dois sistemas operacionais convivam pacificamente. Para isso, basta utilizar um programa de gerenciamento de boot. Um requisito básico é ter espaço livre no disco rígido, no mínimo de 5 GB.

Se você for utilizar um dual boot com o Windows 98 e o XP é comum fazer primeiro a instalação do sistema operacional mais antigo. Logo instale primeiro o Windows 98 na primeira partição ( C: ) e depois o Windowns XP na partição ( D: ).

Para dual boots de outros sistemas operacionais, como já citado, Windows e Linux em um mesmo HD, segue a mesma regra de partições diferentes. Também é possível instalar uma distribuição Linux com vários kernels (com uma opção para cada kernel no boot manager) ou várias distribuições Linux, cada uma com um ou mais kernels.

Um dos gerenciadores de boot mais conhecidos é o GNU GRUB, bastante usado no Linux e em alguns outros sistemas operacionais. O LILO também é bastante usado no Linux.

Alguns Sites que podem te ajudar.