Tecnologia

WhatsApp planeja mostrar anúncios em canais e status




WhatsApp planeja mostrar anúncios em canais e status - 1

O WhatsApp não deve incluir propagandas em conversas individuais em grupos, mas pode colocar anúncios em outros espaços do app, garante o diretor do aplicativo Will Cathcart em entrevista à Folha de S.Paulo.

Quando perguntando se o mensageiro seguiria sendo gratuito e sem anúncios, o executivo disse que “sim, na sua caixa de entrada e na sua experiência de mensagens. A razão pela qual eu qualifiquei a resposta é que poderia haver anúncios em outros locais — canais ou status.”

A fala veio quando Cathcart comentava a notícia do jornal Financial Times de setembro deste ano. A publicação informava que o Zap incluiria anúncios nas conversas, o que o próprio executivo já havia negado na época.


Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.

Anúncios no WhatsApp

A inclusão de propagandas nos Status parece um caminho natural para o mensageiro, já que a função é semelhante aos Stories do Instagram e do Facebook, espaços onde as pessoas já veem publicidade todos os dias.

Além disso, no início de 2022 o Zap começou a usar o espaço para promover seus próprios recursos. Apesar da publicidade ficar restrita a funções da casa, digamos assim, esse evento acendeu um alerta de que promoções de terceiros também poderiam ser veiculadas ali.

WhatsApp planeja mostrar anúncios em canais e status - 2
WhatsApp pode exibir anúncios, mas não nos chats, confirma chefão do app (Imagem: Anton/Pexels)

Sobre publicidade nos canais, vale ressaltar que isso já acontece no Telegram. O mensageiro criado pelos irmãos Durov exibe um anúncio promovendo o Telegram Premium, versão paga do aplicativo, em alguns canais.

Assim, também parece um tanto quanto natural que o app da Meta trilhe um caminho semelhante, apesar de não haver qualquer indício de um “WhatsApp Premium” para uso não comercial — atualmente, a versão Business conta com uma opção paga que dá mais recursos a seus usuários.

Boa ideia?

Pensando em termos de experiência de usuário, incluir anúncios nos chats de conversa seria terrível. Não apenas porque interromperia o fluxo de uma conversa, mas também por uma questão de privacidade: as propagandas poderiam deixar tudo com aquele ar de “estão me observando” ­— e a criptografia ponta a ponta por padrão do mensageiro é um dos seus pontos fortes diante dos rivais.

E quando se leva em conta o fato de que o WhatsApp precisa ganhar dinheiro de alguma forma, a inclusão de propagandas entre publicações do Status ou atualizações enviadas em canais parece até óbvia. Isso tem potencial de funcionar melhor por gerar menos fricção junto ao público: navegar entre os posts dos Status e ver um anúncio é algo já consagrado nos Stories, por exemplo.

Em relação aos canais, o próprio Cathcart explica como a coisa poderia funcionar: “por exemplo, canais poderiam cobrar para que as pessoas se inscrevam, poderiam ser exclusivos para membros pagos, ou os proprietários talvez queiram promover o canal”. Isso também indica uma forma mais sutil e até útil para seguidores e administradores de um espaço no app.

Apesar de falar dos planos do mensageiro de incluir anúncio, o executivo não deu qualquer pista sobre quando isso deve acontecer.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..