Ciência & Tecnologia

Wikipedia tenta frear edição de verbetes por autores pagos





Logotipo da Wikipedia, encicloplédia livre

Logotipo da Wikipedia, encicloplédia livre (Reprodução)

A Fundação Wikimedia, que mantém a Wikipedia, tenta frear a ação de empresas relações públicas especializadas em editar e influenciar o conteúdo de verbetes da enciclopédia. A organização enviou uma notificação extrajudicial de três páginas para uma companhia presente em diferentes países.

Segundo o site Ars Technica, a medida envolve uma preocupação da Fundação, que considera que a contratação de autores pagos pode prejudicar ou ameaçar o caráter livre e colaborativo da enciclopédia.

A empresa, chamada “Wiki-PR”, afirma manter 12 mil contratos com essa finalidade. A companhia alega seguir as regras e pré-requisitos da Wikipédia, respeitando a comunidade que mantém o serviço.

Segundo a nota assinada por Matthew Roth, porta-voz da Fundação Wikimedia, a carta aos diretores da empresa pede que ela “cesse e desista de novas edições no site da Wikipedia, a menos e até que ela atenda completamente os termos e condições desenhadas pela comunidade Wikimedia”.

A instituição pretende, ainda segundo o texto, monitorar a situação continuamente nas próximas semanas.

Em outubro, a fundação havia manifestado publicamente preocupação com a empresa. A prática foi qualificada, à ocasião, como “truque sujo”. As contas de 45 integrantes da organização ? que trabalham em uma dinâmica de afiliação e recebem por produtividade ? foram bloqueadas na ocasião.

Continua após a publicidade..