Mundo Tech

YouTube testa ferramenta que baixa vídeos automaticamente




YouTube testa ferramenta que baixa vídeos automaticamente - 1

O YouTube experimenta uma nova ferramenta que faz download de 20 vídeos toda semana de forma automática. Chamada “Smart downloads” (“Downloads inteligentes”, em português), a função seleciona conteúdo com base nos interesses do perfil, assim como acontece no YouTube Music.

Os downloads acontecem sem nenhuma interferência do usuário e, lógico, somente quando o celular estiver conectado ao Wi-Fi. A ideia é garantir que sempre haverá conteúdo para assistir na plataforma, mesmo que a pessoa esteja num lugar sem internet ou com o plano de dados esgotado.

YouTube testa ferramenta que baixa vídeos automaticamente - 2
O Smart downloads baixa 20 vídeos novos selecionados por algoritmo para sempre ter algo interessante no celular (Imagem: Reprodução/9to5Google)

Assim como os demais downloads, os vídeos baixados pelo Downloads inteligentes aparecem na aba “Biblioteca”, em “Downloads”. Para que ela entre em ação, o usuário precisa ativar o recurso na página youtube.com/new, ou em banners incluídos aleatoriamente no feed da aba “Início” do app mobile.


Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

Quando o armazenamento interno estiver quase cheio, o YouTube notificará o usuário antes de dar sequência aos downloads. Assim, evita-se que o app lote a memória interna por baixar conteúdo demais.

Exclusivo para assinantes

Somente assinantes YouTube Premium têm acesso ao Downloads Inteligentes experimental, porém, mesmo depois de lançado, o recurso deve continuar exclusivo para pagantes, já que a função de downloads é uma vantagem da assinatura. Os testes com a ferramenta acontecerão até 14 de fevereiro.

Agora, a função pode ser experimentada somente em celulares Android mais modernos. Contudo, a disponibilidade da ferramenta parece limitada (ou distribuída gradativamente), já que nem todos os usuários assinantes receberam os Downloads inteligentes no celular. No mais, é sempre bom verificar na Play Store se o app do YouTube está atualizado.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..