Carreira & Educação

Conheça cinco cidades brasileiras que são fontes de estudos

[mp_script_post_header]

O fim do ano está próximo e nessa época geralmente há a oportunidade de planejar uma viagem. No Brasil mesmo, não faltam cidades que além de diversão podem proporcionar momentos culturais aos turistas. As opções vão desde museus até parques arqueológicos. Confira abaixo cinco destinos que deixarão a sua viagem muito mais educativa:

Salvador (BA) – Não é só o Carnaval que faz o turismo da cidade baiana. O local é fonte riquíssima de conhecimento já que é a primeira capital do Brasil. O Largo do Pelourinho ou Praça José de Alencar é uma das grandes atrações devido ao seu caráter histórico. O nome tem origem na palavra pelourinho, uma coluna de pedra onde escravos e criminosos eram chicoteados publicamente. No local, é possível apreciar os casarões dos séculos 17 e 18. Há também a beleza das igrejas barrocas: a da Ordem Terceira de São Francisco, coberta por talha dourada; a de São Francisco; a do Rosário dos Pretos, a do Passo e a Catedral- basílica, frequentada pelo poeta Gregório de Matos durante seus estudos.

Petrópolis (RJ) – Abriga uma importante construção histórica, o Museu Imperial, onde morava a família real. O local possui mobiliário e joias dos membros da corte. No centro, também é possível visitar a Catedral de São Pedro de Alcântara, uma construção erguida em estilo neogótico francês que possui o Mausoléu da família imperial, esculturas de Jean Magrou e Bertozzi, além de vitrais e pinturas de Carlos Oswald. Em Petrópolis, também é possível visitar as casas de marcantes personalidades, como Santos Dumont, Rui Barbosa e Princesa Isabel.

Serra da Capivara (PI) – No Piauí, é possível encontrar o lugar que contém a maior quantidade de pinturas rupestres no mundo, são mais de 40 mil. O local está situado a 530 Km da capital do estado: Teresina. São mais de 120 mil hectares de cânions, falésias, grutas e o bioma da caatinga. Existem 1.334 sítios arqueológicos, entre os quais, 172 podem ser visitados pelos turistas. Algumas das preciosidades disponíveis são as pinturas com 29 mil anos de história e cemitérios de animais da megafauna: mastodontes, tigres-dente-de-sabres, preguiças gigantes, além de outras espécies extintas.

LEIA MAIS

+ Tranquilidade é fundamental durante exame da OAB

+ Quatro dicas para organizar a sua rotina profissional

Diamantina (MG) – Quer história e natureza? A charmosa Diamantina, localizada em Minas Gerais, já foi considerada Patrimônio Cultural da Humanidade, entregue pela Unesco. A cidade possui o Instituto Casa Glória, onde fica parte do Centro de Geologia Eschwege, o Centro de Referência em Cartografia Histórica, o Centro de Pesquisa e Espaço Cultural. O que se destaca é a construção, que é suspensa sobre a rua e liga dois sobrados. As duas casas foram construídas em épocas diferentes. Uma residência pertenceu à Coroa Portuguesa e o passadiço foi erguido em 1876. A cidade ainda possui a Serra dos Cristais e preserva uma manifestação popular específica de Diamantina: a Vesperata. No período noturno, os músicos ficam nas sacadas dos casarões e são regidos pelos maestros.

Santos (SP) – Parte da baixada santista, Santos também é uma cidade que guarda os primeiros momentos do que viria a ser o Brasil no futuro. Faz parte dessa história o Outeiro de Santa Catarina, que possui os vestígios da primitiva capela Santa Catarina de Alexandria, a qual constitui o núcleo inicial da vila de Santos durante o século XVI. Outra parte interessante da região é o Complexo Turístico do Monte Serrat que está localizado a 157 metros do nível do mar e oferece uma visão panorâmica da região, com destaque para as escarpas da Serra do Mar. O transporte até lá são os charmosos bondinhos que deixam os passageiros no Cassino Monte Serrat, o qual conservou características de sua origem. Próximo, está o Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat feito no século XVI para abrigar a padroeira da cidade.

Depois de viajar, aprender e recarregar as energias; a hora é de se dedicar muito aos estudos. A Universidade Braz Cubas oferece opções de graduações nas áreas de Comunicação, Direito, Educação, Saúde, Engenharia, Gestão e Negócios. Que tal não perder mais tempo e optar por um dos cursos? Para mais informações, acesse o site: http://www.brazcubas.br/presencial/.


Talvez você também goste