Carreira & Educação

Impressora 3D pode ser usada em sala de aula

[mp_script_post_header]

Você já parou para pensar em como uma Impressora 3D pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem? A impressão 3D se destaca pela possibilidade de materializar projetos e objetos em três dimensões, ou seja, ela consegue transformar a teoria na prática, no concreto, no real. Desta forma, ela também pode se tornar uma grande aliada para o processo educacional, principalmente, quando é necessário tangibilizar o aprendizado.

Com esse objetivo, o Educacional incorporou o uso da impressão 3D em alguns de seus projetos, como o “Empreendedorismo – Construindo uma Casa” e o concurso “Livros, Câmera e Ação”. “A proposta de agregar a tecnologia da impressora 3D objetiva materializar alguns dos resultados obtidos através da participação de alunos das escolas plugadas ao Educacional em projetos disponibilizados em nosso portal”, explica Andréa Maia de Santana, gerente de portais do Educacional.

Construindo uma Casa
Imprimir a planta da sua casa em três dimensões para “ver de perto” como ela ficará após a construção. Essa foi a proposta de uso da impressão 3D no projeto “Empreendedorismo – Construindo uma Casa”. “Algumas das plantas desenhadas pelos alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio como resultado da segunda etapa do projeto, realizado através do Educacional em 2012, foram impressas e viraram realidade durante a nossa participação na Feira Educar deste ano, com o objetivo de demonstrar como a tecnologia pode ajudar os educadores a transformar o ensinar em aprender no dia a dia escolar”, conta Andréa. “Isso sem falar que a impressão desperta o interesse e a curiosidade, estimulando a participação e o envolvimento na proposta pedagógica”, complementa.

Leia mais sobre este sobre artigo na Revista TecEduc.

Foto: Wellington Fernandes


Talvez você também goste