25°C 16°C

São Paulo, SP

24°C 15°C

Curitiba, PR

29°C 18°C

Belo Horizonte, MG

29°C 20°C

Rio de Janeiro, RJ

28°C 19°C

Porto Alegre, RS

32°C 24°C

Salvador, BA

Segunda-feira, 22 de Junho de 2015 - 17h30

Entenda o que é Enem?

Redação Mundo Positivo

 

O Enem é o Exame Nacional do Ensino Médio, uma prova elaborada pelo Ministério da Educação para avaliar o domínio de competências e habilidades dos estudantes que concluíram o ensino médio.

 

O Enem é usado como uma espécie de vestibular nacional que dá acesso é várias universidades públicas. A prova também pode ser usada como critério de seleção para bolsas parciais ou integrais (Programa Universidade para Todos – Prouni), no financiamento de graduação (Fundo de Financiamento Estudantil – Fies, como certificação de conclusão do ensino médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e como complemento ou substituição de vestibulares (Sistema de Seleção Unificada – Sisu), na qual a pontuação do candidato no Enem faz parte do sistema de avaliação do Sisu.

 

As provas do Enem são realizadas em quatro etapas com questões de múltipla escolha, sendo no total de cada prova, 45 questões cada, mais uma redação.

 

Essas provas são classificadas em Ciências Humanas e suas Tecnologias,  que traz questões sobre as disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia, a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que explora o conteúdo de Química, Física e Biologia, ainda a prova de Matemática e suas Tecnologias, com questões de Matemática (Geometria e Álgebra) e a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que mostram questões de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.

 

A Redação também testa competências variadas. São cinco ao todo: o candidato precisa demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita, selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista, elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos, demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. 

publicidade:

publicidade:

publicidade: