Homens e mulheres investem de maneira diferente: veja como

Maioria das mulheres prefere investir em projetos de longo prazo.

Segunda-feira, 23 de Julho de 2012 - 16h53 | FINANÇAS PESSOAIS

Expensive... 2

De acordo com os últimos dados da BM&F Bovespa, dos 630.895 investidores pessoa física na Bolsa, 475.025 eram homens e 155.870, mulheres.

Essa diferença não ocorre apenas no mercado de ações, já que diversos estudos comprovam que homens e mulheres investem de formas diferentes, principalmente por conta dos objetivos diferentes de cada um.

De olho do futuro

De acordo com levantamento da Quorum Brasil, quando o assunto é planejamento futuro, 83,1% das entrevistadas afirmaram que investem para concretizar objetivos de longo prazo.

Entre os homens, os projetos de longo prazo também são o principal objetivo, mas um percentual menor do que o das mulheres (76,8%) deu essa resposta.

Elas buscam segurança

Em busca de segurança na hora de investir, e preocupadas, muitas vezes, com o futuro da família, as mulheres acabam aderindo à poupança, revelou uma pesquisa realizada pela Sophia Mind com mais de 2 mil mulheres, de 25 a 50 anos.

De acordo com os dados, 54% das mulheres se consideram conservadoras na hora de investir, o que significa que não toleram a possibilidade de perda do patrimônio. Outras 42% se dizem moderadas ou buscam retornos acima da média e, para isso, aceitam algum risco. Apenas 4% das mulheres se mostram arrojadas, o que significa que buscam ganhos na renda variável e suportam o risco decorrente deste tipo de investimento.

Quais investimentos costumam fazer

Apesar das diferenças, a poupança também aparece no topo da lista dos homens na hora de investir. No entanto, a opinião de ambos os sexos diverge nas demais posições do ranking de investimentos que costumam fazer.

Enquanto homens, depois da poupança, buscam fundos de investimentos, as mulheres preferem a previdência privada - confirmando, mais uma vez, o objetivo de concretizar projetos de longo prazo.

A tabela abaixo detalha os investimentos preferidos de homens e mulheres: 

Investimento Homens Mulheres
Poupança 64% 88%
Fundos de investimentos 48% 14%
Previdência privada 35% 25%
Imóveis 15% 20%
Ações 8% 3%

Fonte: Quorum Brasil
A soma dos percentuais ultrapassa 100%, pois foi permitida a escolha de mais de uma modalidade de investimento.

Informações do portal Finanças Práticas.







Compartilhe:

* Todos os campos são obrigatórios.

Editoria: Finanças Pessoais

* Todos os campos são obrigatórios.