Ciência & Tecnologia

Proteja seu pendrive de vírus e roubos




O pen drive é um companheiro inseparável para muita gente. Estudantes, profissionais de todas as áreas, e até quem não precisa lidar com tecnologia tem um dispositivo móvel para armazenar dados, fotos e documentos.

A facilidade de transportar as informações faz com que geralmente esses objetos estejam sempre em perigo, e não é só o risco de perdê-los por aí ou ter o pen drive roubado (porque sim, isso acontece bastante), há também a ameaça do dispositivo ser invadido por programinhas maliciosos e vírus.

Por ser usado em vários computadores, o pen drive pode acabar se tornando um vilão, pois ele facilita a disseminação também nos computadores que são utilizados. Pensando nisso, é importante manter o dispositivo sempre seguro.

Passando o Antivírus

1. Instale um antivírus em seu computador. Os programas varrem o dispositivo procurando ameaças e identificado possíveis vírus, malawares e trojans.

2. Abra o antivírus e selecione a opção de “escaneamento completo”. Tenha certeza de que escolheu o local “dispositivo móvel” para a varredura. Logo em seguida clique em iniciar.

3. No final, o antivírus fornece um relatório do sistema, informando se há ameaças ou não. Caso o diagnóstico seja positivo, siga os passos informados pelo antivírus.

Colocando Senha

Em caso de roubo, a melhor maneira de proteger seus arquivos é ter o pen drive blindado. Sabe como? Usando uma senha.

Algumas versões do Windows apresenta um recurso chamado BitLocker, no qual é possível inserir senhas em pastas, arquivos e dispositivos moveis. Para colocar uma senha no pen drive:

1. Conecte-o na USB do computador. Para acessar o seu pen drive, clique em “meu computador” e selecione com o botão direito o seu dispositivo móvel.

2. Ao abrir o menu de opções, procure “ligar BitLocker” e clique nele.

3. Quando o programa abrir, selecione “usar uma senha para desbloquear a unidade”. O BitLocker apresenta vários passos, siga cada um deles, desde a criação de uma senha, até escolher quais arquivos você quer proteger. Clique no botão “avançar” e sucesso!

LEIA MAIS

+ Facebook: cuidado com vírus no seu perfil

+ Aprenda a criar senhas mais seguras na internet

Formatando o Pen drive

Dependendo do nível de contaminação, o melhor a fazer é formatar o pen drive e eliminar de uma vez por toda, todos os perigos. Para isso:

1. Vá em “meu computador”, e clique com o botão direito do mouse sobre a unidade do pen drive.

2. Selecione a opção “formatar” e logo depois irá abrir a janela de “sistema de arquivos”. Clique na opção “NTFS”, e verifique se está marcado a opção de “formatação rápida”. Inicie o procedimento e siga os passos até o fim.

Prontinhoo! Seu pen drive está livre e protegido contra vírus e programas maliciosos, e se for roubado o perdido, não poderá ser acessado por terceiros.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças on-line mais recentes. Para mais informações, acesse o site http://www.mcafee.com/br

Continua após a publicidade..